Dois projetos de investigadoras do CITAR selecionados para financiamento no Concurso de Projetos IC&DT da FCT

As investigadoras do CITAR Eduarda Vieira e Sofia Serra atuam na coordenação de dois projetos selecionados para financiamento no Concurso de Projetos IC&DT da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Na tipologia que se inserem, Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT), apenas 5 candidaturas, de um total de 64 admitidas ao Painel de Avaliação Artes, receberam a recomendação para financiamento.

O projeto MUS-A - Ansiedade na Performance Musical – Adolescentes, liderado pela investigadora do CITAR Sofia Serra (PI) e por Pedro Dias (Co-PI), investigador do CEDH - Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano da UCP, já se encontra em desenvolvimento. Com uma equipa interdisciplinar, o projeto busca desenhar, implementar e validar uma intervenção inovadora com potencial utilidade para estudantes e professores de música desde um nível básico de desenvolvimento musical.

MUS-A reúne investigadores de áreas complementares, nomeadamente Psicologia da Música, Performance Musical, Psicologia Clínica, Psicologia Educacional e Neurociências. “Esta equipa sustenta-se no respeito pela contribuição de cada elemento e na admiração mútua”, refere a PI Sofia Serra. Também integram a equipa as investigadoras Lurdes Veríssimo, Patrícia Oliveira e Silva e Daniela Coimbra.

Já o projeto Santos Corpos — Um Atlas dos "Corpi Santi" em Portugal é liderado pela investigadora Teresa Ferreira, da Universidade de Évora, e tem como Co-PI Eduarda Vieira, investigadora do CITAR.

O projeto pretende sinalizar os chamados "corpi santi" em Portugal, uma tipologia muito particular de relicários de corpo inteiro, enviados massivamente para os países católicos do Ocidente após a redescoberta das catacumbas em Roma. O projeto Santos Corpos / Holy Bodies trará estas peças para uma discussão multi, inter e transdisciplinar. A criação de uma biblioteca virtual 3D para a realização de visitas virtuais aos “corpi santi”, experiências de realidade imersivas e uma exposição de fotografia são algumas das atividades previstas.

O CITAR é parceiro do projeto liderado pela Universidade de Évora / Laboratório Hércules, que também conta com a participação do Centro de Humanidades (CHAM- NOVA FSCH) e da Direção-Geral do Património Cultural. Completam a equipa os investigadores Alexandra Gago da Câmara, Ana Rita Quito Curto, Ana Manhita, António Camões Gouveia, Joana Palmeirão, José Saias, Leonel Alegre Carvalho da Silva, Luis Pedro Borges Rodrigues Piorro, Maria Fernanda de Olival e Paula Monteiro.

Da esquerda para a direita, as investigadoras do CITAR Sofia Serra e Eduarda Vieira.

02-08-2022