EA lança Pós-Graduação em Efeitos Visuais

Este curso inédito em Portugal irá preparar profissionais para indústria mundial de cinema e TV, beneficiando de protocolos com importantes entidades culturais

O mundo do cinema e da TV está repleto de cenas complexas e surpreendentes que, antes de chegarem aos grandes e pequenos ecrãs, passam por um intrincado processo de manipulação de imagem, realizado por artistas 2D/3D e de “Compositing”. São estes os profissionais responsáveis pela “magia” dos efeitos visuais, criada a partir da integração, em imagens reais, de elementos gerados em computador. Este é um trabalho indispensável para obter os planos e as sequências incríveis, que enganam e deslumbram a perceção dos espectadores.

Para acompanhar este universo, que se apresenta cada vez mais complexo devido à evolução tecnológica, a Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, lançou uma formação inédita no contexto nacional – a pós-graduação em Produção de Efeitos Visuais. Além de garantir o domínio do software específico deste setor, este curso ensinará, também, a desenvolver um olhar artístico e uma atenção ao detalhe, competências vitais para qualquer profissional que trabalhe em projetos e empresas relevantes na área, a nível mundial.
No que diz respeito ao corpo docente, a pós-graduação em Produção de Efeitos Visuais combina a experiência de professores da Escola das Artes com profissionais internacionais. Durante esta formação prática e especializada, que terá a duração de dois semestres (pós-laboral), os alunos terão, ainda, a possibilidade de desenvolver e produzir os seus próprios projetos artísticos, aproveitando os excelentes recursos técnicos da Escola das Artes e do Centro de Criatividade Digital (laboratórios audiovisuais, equipamento de filmagem digital, estúdio chroma-key, Laboratório MoCap, estúdios de som e laboratórios de pós-produção vídeo e VFX). No contexto de investigação, os alunos deste novo curso dispõem, também, da ligação ao CITAR – Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes.

07-04-2021