Escola das Artes e Fundação Calouste Gulbenkian lançam Formação Avançada em Realização de Cinema e Televisão

A Escola das Artes e a Fundação Calouste Gulbenkian organizam um Curso de Formação Avançada em Realização em Cinema e Televisão a realizar-se entre os meses de setembro e dezembro no Porto. Combinando perfis e processos do cinema contemporâneo e do showrunning televisivo, o curso permitirá desenvolver um projeto original entre as duas áreas. Ao longo de 15 semanas, os alunos serão acompanhados por realizadores e profissionais de renome internacional (mais informações sobre os formadores aqui), em contexto de residência artística.

Lecionado em português e inglês, o curso é gratuito e oferece um programa de criação artística direcionado para oito profissionais ou artistas em início de carreira. O projeto final a realizar pelos participantes será uma curta-metragem ou um episódio-piloto de uma série televisiva com transmissão prevista na RTP2.

A residência artística funcionará em regime de tempo integral, ao longo de 13 semanas distribuídas entre 15 de setembro e 16 de dezembro de 2022 (pré-produção e rodagem), acrescidas de duas semanas a definir entre janeiro e fevereiro de 2023 (para montagem e pós-produção).

Podem candidatar-se artistas e profissionais portuguese(a)s ou estrangeiro(a)s residentes que trabalham em território nacional, que apresentem uma primeira ideia ou abordagem conceptual para o projeto a realizar – nota de intenções, sinopse estendida ou memória descritiva –, ainda que esta possa ser modificada ou melhorada ao longo do curso.

As candidaturas estão abertas a partir de 4 de abril, até às 17:00 do dia 9 de maio de 2022.

Mais informações e regulamento.

04-04-2022