Escola de Enfermagem (Porto) colabora na vacinação contra a COVID-19

No dia 20 de fevereiro de 2021, um grupo de 20 estudantes da Escola de Enfermagem (Porto) da Universidade Católica Portuguesa acompanhados de 5 professores, colaboraram voluntariamente com a Unidade Local de Saúde de Matosinhos, no processo de vacinação de 1023 pessoas idosas do Concelho.

O processo de vacinação decorreu nas instalações das Consultas Externas do Hospital Pedro Hispano. Os estudantes e professores participaram na admissão dos utentes, avaliando os critérios de segurança para a vacinação propostos pela DGS, informando os utentes sobre as vacinas e no acompanhamento dos utentes na fase de recobro, em articulação com os enfermeiros da instituição.

Deste modo, foi possível potenciar nos estudantes o desenvolvimento de competências de comunicação no contexto dos cuidados em fase de pandemia, bem como de compreensão dos processos de organização de um plano de vacinação em massa, com todos os seus domínios (informação, gestão de circuitos e segurança dos utentes).

A Escola de Enfermagem cumpre assim mais uma vez a sua missão de responsabilidade social, criando oportunidades de aprendizagem ao serviço das comunidades.

23-02-2021