Escola do Porto da Faculdade de Direito relembra o Pe. Roque Cabral, seu diretor entre 1985 e 1997

“O Padre Roque Cabral fez parte, a par dos Professores Baptista Machado e Manuel Afonso Vaz, dos “Founding Fathers” da Escola do Porto da Faculdade de Direito da UCP que, no dealbar do século, era já das mais respeitadas escolas de Direito portuguesas”. É desta forma que o Prof. Manuel Fontaine, atual diretor desta Escola, resume o incontornável papel do Padre Roque Cabral na criação do primeiro curso de Direito no Norte de Portugal. E já lá vão mais de 40 anos.

Regressamos a 1978, ano em que a Universidade Católica Portuguesa se instala no Porto, tendo contado com o Padre Roque Cabral como membro da Comissão Instaladora, enquanto Delegado do Conselho Superior. Presidida pelo Prof. Francisco Carvalho Guerra, esta comissão contou igualmente com o Dr. Godinho de Lima (em representação do Bispo), o Prof. João Batista Machado (Diretor do Curso de Direito), o Dr. Simões Neto (posterior dinamizador da área de gestão) e com o Coronel Engrácia Nunes.

“O Padre Roque Cabral, para além de fundador da UCP, foi igualmente seu construtor. Foi o braço direito do Professor Carvalho Guerra, quando colaborou no lançamento do 1º curso de Direito no Porto. O Centro Regional do Porto tem, por isso, uma dívida de gratidão. O Pe. Roque Cabral deixa uma marca que o tempo não apaga” destaca a Prof. Isabel Braga da Cruz, atual Presidente da Católica no Porto.

O Prof. Manuel Fontaine recorda os dois eixos estratégicos que estiveram na origem da Escola do Porto da Faculdade de Direito e para os quais o Padre Roque Cabral contribuiu decisivamente. “O Prof. Doutor Padre Roque Cabral assegurou a Direção do Curso de Direito na sequência da doença e, depois, falecimento prematuro do seu primeiro Diretor, o Prof. Baptista Machado. Primeiro interinamente, de 1985 a 1987, e depois de forma definitiva, de 1987 a 1997. Como Diretor do Curso de Direito continuou a contratar, para o corpo docente, os mais talentosos de entre os sucessivos licenciados em Direito da Católica no Porto e, desse modo, afirmou o desígnio estratégico da criação de um corpo docente próprio. Com a sua liderança, consolidou-se ainda o outro eixo estratégico do curso de Direito: a exigência colocada no ensino, que garantiu a qualidade dos licenciados em Direito pela Universidade Católica no Porto e a sua afirmação na cidade e no país.”

O Padre Roque Cabral foi docente nas disciplinas de Mundividência Cristã e Filosofia do Direito, tendo marcado gerações de graduados pela sua competência, rigor e humanidade. “Do ponto de vista pessoal, recordo-me do grande cuidado que o Padre Roque Cabral, que foi meu professor de Filosofia do Direito, colocava em tudo o que dizia. E do grande cuidado que tinha nas relações humanas, com os estudantes e com os docentes. Cuidado e rigor com que marcou a sua passagem na Escola e que ficarão para sempre na nossa memória”, destaca o Prof. Manuel Fontaine.

Todos são unânimes ao relembrarem o Padre Roque Cabral como um Humanista. “Marcou sucessivas gerações de alunos universitários que estudaram nesta casa, distinguindo-se pelo seu exemplo de humanidade e de fé, pela sua inteligência, pela sua erudição e pela sua cultura”, reforça a Prof. Isabel Braga da Cruz.

A Prof. Isabel Capeloa Gil, Reitora da UCP recorda o contributo “determinante para o desenho do modelo de investigação e ensino da universidade. Intelectual visionário e pastor de almas, legou à Universidade o sentido de exigência imbricado com uma radicalidade refletida, na procura de sempre novos e inovadores caminhos.”

O Padre Roque Cabral faleceu no dia 25 de junho, aos 94 anos. Tal como foi referido, pelo Prof. Manuel Braga da Cruz, no dia das celebrações fúnebres do Pe. Roque: “Era um espírito superior que elevava e edificava à sua volta”.

A Universidade Católica Portuguesa no Porto celebrará uma missa em memória do Padre Roque Cabral no próximo dia 14 de julho às 18h30.

01-07-2021