Escola Superior de Biotecnologia comemora os 25 anos da única Licenciatura em Microbiologia do país

A Licenciatura em Microbiologia da Escola Superior de Biotecnologia da Católica no Porto completa 25 anos. É a única licenciatura em Microbiologia do país, tem um perfil diferenciado com múltiplos campos de atuação e foi em 1996 que estavam a obter o seu diploma os primeiros licenciados em Microbiologia em Portugal.

Freni Tavaria, coordenadora da licenciatura, afirma que “a importância da Microbiologia no contexto atual é incontestável”. “Com mais de 700 graduados ao longo destes 25 anos, distribuídos pelos mais diversos ambientes profissionais desde Universidades, laboratórios, empresas e até pela área comercial, os nossos diplomados levam o nosso nome além-fronteiras” explica Freni Tavaria.

A coordenadora acrescenta, também, que “a Microbiologia é bem mais do que a Ciência que estuda seres vivos microscópicos causadores de doença” porque “a maior parte dos seres pertencentes a este vasto mundo invisível a olho nu, são benéficos para o homem, e por ele usados no dia a dia para os mais diversos fins.”

A licenciatura é composta por um plano curricular exigente e desafiante que integra uma aprendizagem centrada numa extensa prática experimental, uma formação abrangente e completa e uma preparação aprofundada nas áreas clínica, ambiental e alimentar. Para além de outras dimensões tão importantes como é exemplo a integração numa Universidade em que a multidisciplinaridade e a formação pessoal são centrais.

Ana Mafalda Pinto, alumni da Licenciatura em Microbiologia, partilha que “o curso de Microbiologia proporcionou ferramentas essenciais possíveis de aplicar tanto na área da saúde, como na área alimentar, ambiental ou industrial, por exemplo. O facto de ser tão abrangente dá-nos um leque de escolhas e torna-nos independentes no trabalho. É um curso deveras apaixonante, tanto pelo que se aprende, como pelas pessoas que estão por trás de cada disciplina e nos acompanham ao longo dos anos.”

Hugo Sousa, também alumni desta licenciatura, conta que o curso de Microbiologia “surgiu naturalmente” no seu percurso académico: “As bases fornecidas durante o curso juntamente com o estímulo que os professores deram durante os 4 anos fez com que eu tivesse a oportunidade de ganhar competências que rapidamente pude pôr em pratica quando comecei a fazer investigação.”

No dia 17 de setembro, a comunidade da Escola Superior de Biotecnologia junta-se para celebrar o 25º aniversário da Licenciatura em Microbiologia, bem como o Dia Internacional do Microrganismo.

Para marcar este dia, a ESB irá promover um webinar intitulado "Invisível mas poderoso: falemos sobre eles para celebrar o Dia Internacional do Microrganismo"!
O evento é de entrada livre, mas requer inscrição.

14-09-2021