Escola Superior de Biotecnologia recebe visita do CEO da Amyris Inc e do Presidente da CM do Porto

A 19 de abril de 2021, a Universidade Católica Portuguesa, no Porto, recebeu a visita de John Melo, CEO da Amyris Inc, e de Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, na qual foi apresentada a dinâmica nacional e internacional da Escola Superior de Biotecnologia em termos de Ensino, de Investigação e de Inovação, nomeadamente o projeto Alchemy.

A Escola Superior de Biotecnologia está sediada num novo edifício que tem uma área superior a 9.000 metros quadrados divididos em cinco pisos, que agrega mais de 90 laboratórios e salas de aula, e que integra, também, o Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) e a empresa Amyris Portugal. De referir que o CBQF é um Laboratório Associado com a classificação máxima (Excelente) e cujas atividades se centram na biotecnologia aplicada. As grandes temáticas são a Alimentação & Nutrição, Ambiente & Recursos, Produtos Bioderivados & Biomédicos e Soluções de Fermentação.

O Alchemy é um dos maiores projetos de investigação na área da biotecnologia que, liderado pela Amyris Bio Products Portugal em parceria com o Laboratório Associado CBQF da Escola Superior de Biotecnologia, resulta de uma parceria estratégica também com o Governo de Portugal, através da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), e é financiado pelo Portugal 2020 e pelo Programa Operacional FEDER. Teve início em 2018 com o objetivo principal de estudar e desenvolver novas aplicações para os subprodutos/resíduos dos processos de fermentação da Amyris e da produção de cana-de-açúcar, potenciando assim o desenvolvimento de novas moléculas de elevado interesse comercial, com destaque para a indústria da cosmética, mas também para nutrição animal e humana, novos materiais e farmacêutica. Esta colaboração já permitiu a contratação de uma equipa altamente qualificada de mais de 80 investigadores.

Em 2020, a equipa do projeto apresentou um importante resultado: a primeira biosílica extraída da cana-de-açúcar com aplicação na indústria cosmética. Este é um ingrediente inovador que já deu origem a um produto que está a ser comercializado a nível internacional. O futuro poderá passar, para além do desenvolvimento de novas moléculas, pela construção de uma fábrica de cosmética em Portugal com o objetivo de produzir e exportar para a Europa.

Na visita estiveram também presentes Isabel Braga da Cruz, presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, João Pinto, vice-presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, Paula Castro, diretora da Escola Superior de Biotecnologia, Manuela Pintado, diretora do Centro de Biotecnologia e Química Fina, Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, e Miguel Barbosa, presidente da Amyris BioProducts Portugal.

Fundada em 1984, na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa desenvolvem-se múltiplas atividades universitárias, com ênfase no Ensino Superior (Licenciaturas, Mestrados, Doutoramentos e Pós-graduações), na Investigação e Desenvolvimento (projetos de índole fundamental e aplicada, laboratoriais e empresariais, científicos e tecnológicos), e na extensão aos setores primário, secundário e terciário (através de prestações de serviços e formação contínua).

20-04-2021