Escola Superior de Biotecnologia: regresso às aulas com novidades em setembro

A Católica no Porto recebeu o selo COVID SAFE, atribuído pela APCER - Associação Portuguesa de Certificação. Isto significa que todo o campus, incluindo a Escola Superior de Biotecnologia (ESB), cumpre as orientações de proteção da saúde e segurança, definidas pela Direção-Geral da Saúde, pela Autoridade para as Condições de Trabalho e pela Organização Internacional do Trabalho, no âmbito das suas atividades de ensino e investigação.

Além disso, e porque os cursos da ESB mantêm a sua ênfase na componente experimental, os horários estão desenhados para as turmas serem desdobradas sempre que necessário e o distanciamento pessoal recomendado mantido em todas as aulas presenciais no laboratório e em sala. Em cada ano curricular alguns dias (ou períodos) da semana serão dedicados a ensino presencial e outros a lecionação online. Esta opção por um modelo híbrido permite reduzir o número de alunos que circulam diariamente no campus sem no entanto eliminar as oportunidades de companheirismo que permitem à vida académica transcender a faceta imediata de aquisição de conhecimento avançado.

Algumas das regras concretas de prevenção e proteção estão já em vigor há alguns meses:

• É obrigatório o uso de máscara durante todo o período de permanência no edifício da ESB e em qualquer outro edifício do campus.
  • Na chegada ao edifício a máscara já deve estar posta.
  • As mãos têm de ser lavadas e higienizadas frequentemente. A utilização de luvas no laboratório não substitui a higienização das mãos.
  • A entrada e saída do edifício fazem-se apenas pela porta Sul (porta principal).
  • A ida para os pisos superiores ou inferior é efetuada pelas escadas localizadas junto à receção.
  • O regresso dos pisos superiores ou inferior é efetuado pelas escadas localizadas no centro do edifício, junto às casas de banho.
  • O uso do elevador deve ser evitado. Se utilizado, apenas poderá transportar uma pessoa de cada vez.
  • Nas instalações sanitárias a capacidade máxima é de 2 pessoas. As torneiras e maçanetas das portas devem ser manuseadas com papel limpo que depois se descarta em recipiente apropriado.
  • Antes e depois de cada utilização de impressoras, máquinas de vending ou outros equipamentos de uso comum as mãos e teclados devem ser higienizados.
  • Nos laboratórios recomenda-se a utilização de viseira ou óculos de proteção, de acordo com as atividades em curso, sempre em complemento à máscara.

Agosto 2020

04-08-2020