“Esta é a vossa casa!” – Arranca mais um ano académico na Universidade Católica no Porto

Expectativa, alegria e até alguns nervos à flor da pele. São tudo sintomas que expressam o entusiamo de um novo ano académico que acaba agora mesmo de começar. “Sejam bem-vindos a esta casa que, a partir de hoje, é, também, a vossa casa”: estas foram as primeiras palavras de Isabel Braga da Cruz, pró-reitora da Universidade Católica Portuguesa, proferidas durante a sessão de acolhimento aos novos estudantes de licenciatura.

O Auditório Ilídio Pinho encheu-se dos novos alunos que ingressaram na Universidade Católica, mas também da família e dos amigos que os acompanharam neste momento simbólico. Para estes estudantes, este não é só mais um ano, mas é, sim, o ano que marca o início de uma jornada universitária que promete construir um futuro repleto de sucesso e realização.

Para Isabel Braga da Cruz, o “simbolismo e a emoção” marcam o arranque deste ciclo para os novos estudantes, porque “estes serão os melhores anos das vossas vidas.” Na Católica, os estudantes têm a oportunidade de “vivenciar uma formação integral”, sendo, também, “estimulados a sair de si e a envolverem-se em causas”: “Esperamos que a missão da Universidade Católica vos inspire!”.

A pró-reitora da UCP destacou, também, “a qualidade do ensino e da investigação” e reforçou a mensagem deixada pelo Papa Francisco durante a sua visita à UCP, realizada no âmbito da Jornada Mundial da Juventude: “Tenham a coragem de substituir os medos pelos sonhos.”

Este evento de acolhimento que marca o arranque do ano académico 23/24 juntou estudantes de todas as licenciaturas da Católica no Porto – EconomiaGestãoDireitoDupla Licenciatura em Direito e em GestãoPsicologiaEnfermagemCiências ReligiosasTeologiaCiências da NutriçãoMicrobiologiaBioengenhariaSom e ImagemCinema e Conservação e Restauro – e teve como principal objetivo promover o encontro e a integração dos estudantes. Durante a sessão, também, foram atribuídos bolsas e prémios de mérito das faculdades e de diversas instituições parceiras, bem como entregues os diplomas “Voluntário SER +” aos estudantes que se destacaram no seu compromisso com a CAtólica SOlidária.

A sessão contou com a presença de José Pedro Azevedo, capelão da Católica no Porto, de Alberto Castro, provedor do estudante, e dos diretores ou diretores-adjuntos das sete faculdades: Paulo Alves, diretor-adjunto do Instituto de Ciências da Saúde - Porto, Raquel Matos, diretora da Faculdade de Educação e Psicologia, Paula Castro, diretora da Escola Superior de Biotecnologia, Abel Canavarro, diretor-adjunto da Faculdade de Teologia, Marta Portocarrero, diretora-adjunta da Escola do Porto da Faculdade de Direito, Rui Sousa, diretor da Católica Porto Business School, e André Baltazar, diretor-adjunto da Escola das Artes.

Para além desta sessão, o campus do Porto tem sido palco de muitos convívios, atividades e desafios. O acolhimento promovido pelas várias faculdades marca o arranque de um ano letivo que ainda está só agora a começar. Bom ano académico!

pt
08-09-2023