Estamos à procura de mentores para integrar o Programa “Rise Up – Constrói o teu futuro”!

Para apoiar jovens NEET (Not in Education, Employment, or Training) da cidade do Porto, a Faculdade de Educação e Psicologia está a recrutar Mentores, que terão a oportunidade de se tornarem figuras de referência e apoio na construção dos projetos de vida e carreira destes jovens. Estes são jovens que, estando afastados dos contextos formais de educação e trabalho, ganharão em refletir conjuntamente os próximos passos da sua trajetória profissional.

Este programa de mentoria integra o “Rise Up – Constrói o teu futuro”, iniciativa dinamizada pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, integrada no “Serviço NEET” - serviço-piloto de apoio ao desenvolvimento de projetos de vida de jovens em situação NEET (Not in Education, Employment, or Training). O Serviço NEET é promovido pela Câmara Municipal do Porto, através da Cidade das Profissões, no âmbito do Programa Integrado de Inovação e Experimentação Social e de Animação Territorial do Porto - Abordagem Integrada para a Inclusão Ativa (AIIA).

O que se pretende com o Programa de Mentoria?
O Programa de Mentoria visa promover competências de adaptabilidade facilitadoras da construção e gestão da carreira ao longo da vida, sendo um programa semiestruturado, que pretende proporcionar uma relação de suporte e um role model profissional, através da promoção de competências de empreendedorismo, envolvimento, autonomia, confiança e persistência.

O que a mentoria oferece aos mentores?

  • Possibilidade de construir uma relação de confiança com o mentorando, constituir uma figura significativa e com impacto na vida dos jovens.
  • Sessão de formação em que serão abordados os objetivos centrais deste programa, o papel do mentor, os desafios específicos da população e questões éticas;
  • Certificado de colaboração;

O que a mentoria pede aos mentores?

  • Construção de uma relação que fomente o desenvolvimento competências de iniciativa, autonomia e confiança que permitam a concretização de objetivos pessoais e profissionais.
  • Colaboração e envolvimento voluntário;
  • Compromisso na realização de, pelo menos, 3 momentos com o mentorando (entre junho e julho de 2021. Estes momentos serão ajustados à evolução da pandemia)

A sua participação terá certamente um grande impacto na vida dos jovens e poderá contribuir para uma maior motivação, envolvimento e confiança em questões relacionadas com os seus projetos de carreira e de vida.

Para mais informações contactar: riseup.constroiofuturo@gmail.com

Inscrição aqui.

12-04-2021