Estudantes da Católica participam em formação de um projeto de voluntariado universitário europeu

10 estudantes de 3 campi da Universidade Católica Portuguesa – Porto, Braga e Lisboa – participaram, em Madrid, de 25 a 27 de março, numa formação do projeto Fly 2022, um programa de voluntariado universitário europeu que promove experiências de intercâmbio e aprendizagem no terreno.

O programa visa reforçar o compromisso das universidades parceiras com o desenvolvimento sustentável e contribuir para a sensibilização das comunidades universitárias para os problemas decorrentes da desigualdade e da injustiça.

Rita Reis, estudante do Mestrado em Direito Fiscal da Escola do Porto da Faculdade de Direito e participante do programa FLY, afirma que a formação é muito importante porque “permite aprender a gerir da melhor maneira conflitos, a escutar as ideias dos outros, assim como expor ideias e, sobretudo, a “colocar-nos nos sapatos do outro”. A estudante afirma, também, que através da experiência os participantes tiveram oportunidade de participar em “dinâmicas interessantes, divertidas e com oradores de excelência que deram excelentes perspetivas sobre como encarar a realidade na sociedade em que vivemos.”

“Este fim-de-semana serviu não só para ter um insight mais profundo daquela que vai ser a grande aventura da minha vida até agora, como também para conhecer tantas pessoas com contextos diferentes dos meus, mas que têm exatamente o mesmo propósito: ajudar os outros sem receber nada em troca.”, refere Beatriz Costa, estudante da licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais do Instituto de Estudos Políticos, em Lisboa.

O projeto FLY é coordenado pelas Universidades Jesuítas de Espanha: Comillas (Madrid), Deusto (Bilbao) e ESADE (Barcelona), ao qual se juntaram as Universidades Loyola (Andaluzia), LUMSA (Roma, Itália), Mateja Bela (Banská Bystrica, Eslováquia) e a Católica Portuguesa. Cada universidade envolvida apresentou projetos de voluntariado e/ou de aprendizagem-serviço no país de origem, com a possibilidade de receber estudantes de outras universidades parceiras.

05-04-2022