Estudantes da Universidade Católica no Porto vencem concurso “A União Europeia na minha vida”

Tomás Carvalho Guerra, estudante da Faculdade de Direito - Escola do Porto, e Maria Inês Geraldo Faria, estudante da Faculdade de Educação e Psicologia, são os vencedores do prémio “A União Europeia na minha vida”, no concurso do Centro de Documentação Europeia da Universidade Católica no Porto (CDE – UCP – Porto).

Tendo como propósito primordial premiar ensaios/trabalhos originais sobre a União Europeia, promovendo o estudo e a reflexão crítica do que é a União Europeia, as suas políticas, as suas atividades, os seus povos e as suas culturas, as suas memórias e as suas raízes, o concurso "A União Europeia na minha vida", destinado a estudantes universitários, provém da iniciativa conjunta dos Centros de Documentação Europeia (CDE) em Portugal com o apoio da Representação da Comissão Europeia em Portugal. O prémio consiste numa visita às instituições europeias em Bruxelas, a realizar em abril de 2023, na qual participarão todos os estudantes vencedores de outros Centros de Documentação Europeia em Portugal.

Tomás Carvalho Guerra concorreu com um trabalho relativo às teses de Ferdinand Tönnies, onde tentou explicar se estas se mantinham conexionadas ao status quo. Já a Maria Inês Faria desenvolveu um ensaio com o foco na importância da saúde mental, designadamente na sua prevenção.

Tomás Carvalho Guerra afirma que esta distinção representa uma “manifestação da minha paixão pela área do Direito da União Europeia”. “Este prémio fez nascer em mim uma maior segurança sobre a intenção de prosseguir o mestrado nesta área”, acrescenta.

Para Maria Inês Faria “este prémio é uma grande conquista. Inicio o meu trabalho precisamente com uma reflexão acerca daquilo que é o sonho, salientando que sonhando com algo e trabalhando para tal, todos nós temos um potencial imenso dentro de nós.”

O CDE da Universidade Católica - Porto irá entregar o prémio aos vencedores, bem como uma Menção Honrosa que os membros do júri decidiram, por unanimidade, atribuir a um dos trabalhos. A Biblioteca do Paraíso e o seu CDE agradecem e destacam o interesse e o desempenho dos estudantes da Católica no Porto neste concurso.

09-03-2023