Fórum de Ética da Católica Porto Business School divulga resultados de estudo sobre os desafios éticos nas empresas, em pandemia

O contexto de pandemia pôs à prova o ambiente organizacional e a gestão da sua ética, tanto por pessoas com cargos com responsabilidades de gestão, como de outras áreas. Quais os principais desafios enfrentados durante o período de confinamento? 

O estudo “A ética nas empresas em tempos de pandemia”, realizado por Helena Gonçalves e Ana Roque, coordenadoras do Fórum de Ética responde à questão e revela quais foram as maiores adversidades que os colaboradores de diversas organizações encontraram. Retratar a forma como as organizações estavam a enfrentar a crise pandémica numa perspetiva ética, compreender o processo de tomada de decisão e como os colaboradores das organizações foram dando resposta ao contexto foram o principal foco do inquérito.

O estudo demonstra que o dilema que mais se destacou foi relativo ao equilibrar questões familiares com o trabalho, tanto nos desafios sentidos por pessoas com responsabilidades de gestão, como por quem não tinha essa responsabilidade. Outra questão saliente foi a equidade no tratamento dos colaboradores face a situações particulares, por parte das chefias e o cumprir ordens com as quais não concordavam por parte dos trabalhadores.

Numa altura em que a pandemia veio mudar a forma como empresas e colaboradores se relacionam, o Fórum de Ética da Católica Porto Business School partilha resultados do inquérito, dando o seu contributo à nossa Escola e a toda a comunidade interessada.

Pode ver mais sobre o estudo aqui: https://www.ver.pt/a-etica-nas-empresas-em-tempos-de-pandemia-resultados-do-inquerito/.

pt
05-11-2020