Investigação na Católica: “O conhecimento científico é a única via para garantir um futuro melhor.”

A Universidade Católica no Porto conta com 7 centros de investigação com mais de 450 investigadores nas áreas da Biotecnologia, das Artes, do Direito, da Economia, da Gestão, da Psicologia, da Educação, das Ciências da Saúde e da Teologia.

A Investigação assume-se, assim, como um pilar fundamental para a Católica no Porto, tão essencial para o Ensino e para a interação com a sociedade.

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Ciência e do Dia Nacional da Cultura Científica, ambos celebrados a 24 de novembro, Célia Manaia, vice-presidente da Católica no Porto para a investigação e internacionalização, refere que “o conhecimento científico é a única via não só para combater muitos problemas que enfrentamos hoje, mas sobretudo para garantir um futuro melhor.” É neste propósito que reside o trabalho desenvolvido por todos os centros de investigação da Católica no Porto que se caracterizam pela interdisciplinaridade, por uma cultura de proximidade, pela inovação, pelo enfoque na transferência de conhecimento e por uma aposta na internacionalização.

“O conhecimento científico, seja no domínio das ciências sociais ou das ciências naturais, está cada vez mais presente, embora ainda não o suficiente, no mundo que nos rodeia. Veja-se como influencia as artes, as leis e a economia, como condiciona a saúde e o bem-estar ou como usa a tecnologia para realizar o que há pouco tempo julgávamos ser impossível”, relembrou, também, Célia Manaia.

Ativa na geração de desenvolvimento científico e tecnológico, a Investigação na Católica no Porto está atenta não só às fronteiras do conhecimento, mas também às suas implicações éticas e sociais.

São muitos os docentes, os investigadores e os estudantes que trabalham com e para a sociedade, desde o cidadão individual, ao parceiro industrial e empresarial, e sempre com um objetivo comum: a transformação e o impacto positivo na sociedade.

23-11-2021