Investigadora Célia Manaia integra lista de cientistas mais citados em todo o Mundo

Célia Manaia, investigadora do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) da Universidade Católica Portuguesa do Porto, é, pelo terceiro ano consecutivo, uma das cientistas mais citadas a nível mundial. A investigadora, que se destaca pelo seu trabalho de investigação na área da microbiologia, nomeadamente no campo da resistência das bactérias aos antibióticos, integra a lista “Highly Cited Researchers 2022” da Clarivate, empresa norte-americana especializada em gestão de informação científica que identifica os cientistas com influência significativa durante a última década.

Para Célia Manaia, este reconhecimento “resulta da maturidade do trabalho que tem vindo a ser realizado ao longo dos anos no CBQF e a importância que o mesmo tem para a comunidade científica e para a sociedade”. A investigadora acrescenta, ainda, que “é necessário continuar a fazer cada vez mais e melhor e sobretudo procurar reforçar os impactos que a investigação pode ter na sociedade.”

De notar que Célia Manaia, além de integrar a presente lista baseada nos artigos mais citados e que representam 1% do que se publica no mundo, faz também parte do Top Mundial de cientistas mais citados em 2021, segundo o ranking “World’s Top 2% Scientists 2022”, elaborado pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

A lista “Highly Cited Researchers 2022” destacou 6.938 investigadores provenientes de 69 países, o que representa cerca de 0.1% de todos os investigadores a nível mundial, sendo que 20 pertencem a 10 instituições portuguesas diferentes. Estados Unidos da América, China, Reino Unido, Alemanha e Austrália são os países mais representados no ranking deste ano.

05-12-2022