João Canijo com dois filmes em Berlim

O realizador português João Canijo - que é um dos professores convidados da Escola das Artes - terá dois filmes em competição na próxima edição do Festival de Berlim (16-26 de fevereiro, 2023). Mal Viver foi mesmo selecionado para a Competição Oficial do festival e competirá pelo Urso de Ouro. Viver Mal estará na secção competitiva paralela Encounters, dedicada a trabalhos mais experimentais.

Com uma filmografia que iniciou nos anos 1980, Canijo chega agora, pela primeira vez, à competição principal de um dos três grandes festivais de cinema (para além de Berlim: Cannes e Veneza). Para além disso, os dois filmes funcionam como um díptico, espelhando diferentes ângulos das mesmas situações dramáticas: Mal Viver acompanha as donas de um hotel em decadência; Viver Mal segue os clientes desse hotel, em histórias que adaptam livremente peças de August Strindberg.

João Canijo atinge também a sua maturidade criativa, num filme que explora - tal como a sua filmografia - as tensões das famílias e as suas complicadas auto-exigências.

O realizador colabora com a Escola das Artes há vários anos e é, atualmente, o tutor do Projeto Final da Licenciatura em Cinema.

24-01-2023