Mais de 500 estudantes do ensino básico e secundário participam na mostra do Dia Internacional do Microrganismo

Mais de 500 estudantes do ensino básico e secundário celebraram o fascinante mundo dos microrganismos com a Escola Superior de Biotecnologia (ESB).  No âmbito do Dia Internacional do Microrganismo, comemorado a 17 de setembro, a Faculdade promoveu a 23 de setembro uma mostra ao ar livre que contou com a presença de vários investigadores do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) que, com a sua vasta experiência, prepararam e dinamizaram diversas atividades interativas. O objetivo foi o de dar a conhecer a versatilidade e as aplicações dos microrganismos, nomeadamente: no tratamento de águas, na produção de alimentos, no papel dos microrganismos nos ecossistemas, na segurança alimentar, na produção de compostos de interesse biotecnológico, entre outros.

No total eram 21 stands diferentes, nos quais se realizaram jogos e diversas atividades tais como a observação de microrganismos, demonstrações e instalações artísticas, “Combate o desperdício alimentar”, “Há vida no solo”, “O que não queres no teu prato?”, “Kombucha circular”, entre muitas outras. No fim do dia foram sorteados prémios patrocinados pela Escola Superior de Biotecnologia e pela Federation of European Microbiological Societies.

Paula Castro, diretora da Escola Superior de Biotecnologia, afirma que “este e outros eventos da ESB resultam de um sentir profundo de que a ciência é fascinante e nos desvenda um mundo infinitamente inteligente”. “Acredito que as largas centenas de estudantes de todas as idades que estiveram connosco neste dia nunca mais irão pensar num microrganismo como simplesmente algo pouco agradável ou engano da Natureza”, conclui.

Os mais de 500 estudantes, que se fizeram acompanhar pelos respetivos professores, eram provenientes de escolas dos distritos do Porto (Porto, Rio Tinto, Valongo e Gaia) e Aveiro (Espinho e São João da Madeira). “Diversão”, “alegria”, “aprendi muito de forma diferente”, “enriquecedor”, “ajudaram-nos a fazer uma decisão futura” e “esperamos voltar”: estas foram algumas das palavras mais ouvidas dos alunos acerca desta experiência.

Joana Barbosa, investigadora e membro da organização do evento, partilha que este evento “foi crucial para, de uma forma lúdica e divertida, mostrar aos mais jovens que, apesar dos microrganismos serem causadores de doenças ou mesmo de deteriorarem e contaminarem alimentos, também desempenham um papel benéfico nas nossas vidas.

Dado o sucesso reconhecido por todos os participantes, a organização do evento espera marcar encontro numa próxima edição. “É de valorizar a importância deste tipo de atividades no crescimento e aprendizagem destes alunos, deixando, quiçá, uma micro-semente para a futura geração de novos investigadores,” conclui Joana Barbosa.

Crédito das fotografias: Cláudia Neto.

27-09-2022