Marisa Carvalho é a nova provedora da Igualdade e Inclusão da Católica no Porto

Marisa Simões Carvalho, professora auxiliar convidada da Faculdade de Educação e Psicologia, é a nova Provedora para a Igualdade e Inclusão da Universidade Católica Portuguesa (UCP) no Porto.

No seu Plano para a Igualdade de Género, a UCP compromete-se a defender e a promover os princípios fundamentais da dignidade e da integridade da pessoa, que enquadram a matriz humanista cristã da universidade e repudiam qualquer forma de discriminação por razões culturais, de género, etnia, de nacionalidade, de orientação política e ideológica ou a discriminação da pessoa com deficiência. É neste âmbito que surge a Provedoria da Igualdade e Inclusão que se compromete com a missão de contribuir para a concretização da política de igualdade de género expressa no plano da universidade, bem como contribuir para a inclusão plena de todas as pessoas, considerando as múltiplas dimensões da diversidade e da sua interseccionalidade.

“A inclusão na sociedade e na educação tem-me movido no trabalho e na vida. Esta nomeação é, por isso, uma oportunidade para que eu possa continuar a contribuir ativamente para uma sociedade mais justa e inclusiva”, afirma Marisa Simões Carvalho.

A nova provedora reconhece “os desafios e as responsabilidades deste cargo”, encarando-o “como um estímulo a uma comunidade UCP mais consciente do valor da diversidade, mais ativa na defesa da dignidade e integridade da pessoa e, em especial, no combate a todas as formas de discriminação e exclusão.”

27-06-2022