Mensagem do Dia da Universidade Católica 2021: O valor de uma universidade com valores

O valor de uma universidade com valores

A educação constitui o mais elevado valor intangível de uma sociedade. Dela depende a possibilidade de uma comunidade ter futuro, dando esperança e ambição aos jovens, capacitando-os profissionalmente, incutindo-lhes princípios e estrutura para a vida. O valor da educação, e em particular de uma educação superior, pode ser aferido na sua dimensão social, ética e moral, e também materializar-se no retorno económico para o graduado. Todavia, no seu cerne, e sobretudo para uma Universidade Católica, o valor da educação é formar para a vida digna, a própria e a dos outros que nos rodeiam.

Em contexto de pandemia, o valor de uma educação fundada nos valores do humanismo cristão ultrapassa largamente o utilitarismo instrumental. A pandemia afetou tudo e, como salientou o Papa Francisco1, demonstrou que o que está em causa “é uma crise na forma como nos relacionamos com a realidade e uns com os outros.” O que está em causa é, portanto, uma crise de perceção do mundo e da humanidade, que exige um impulso transformador. E uma educação superior transformadora, como é missão da Universidade Católica Portuguesa, deverá ser radical na forma como faz dos jovens do presente o garante de um futuro melhor. Empenha-se na interpelação de todos os níveis e setores da sociedade, ancorada no respeito pela dignidade humana, na defesa da justiça, da democracia, no cultivo do bem e na valorização estética, contribuindo para o crescimento económico baseado na equidade. Uma educação superior baseada nos valores é arriscada num contexto de crise de princípios, mas por isso mesmo necessária.

O valor de uma universidade de valores verte-se no assumir da radicalidade proposta pelo nosso Pontífice: “Educar é arriscar, mostrando ao presente uma esperança que estilhace o determinismo e o fatalismo que a ideologia, o egoísmo dos fortes e o conformismo dos fracos, nos querem convencer ser o único caminho.” (Papa Francisco, GCE)

Isabel Capeloa Gil
Reitora

1 Papa Francisco, Mensagem à Congregação de Educação Católica, por ocasião do Encontro ‘Global Compact on Education”, 15 de outubro 2020. (GCE)