MetroBus vai passar junto à Universidade Católica no Porto

Em breve a cidade do Porto vai ter um MetroBus que, face ao seu percurso e princípios aliados à sustentabilidade, tem “total alinhamento com o Plano de Desenvolvimento Estratégico da Universidade Católica Portuguesa.” As palavras foram de Isabel Braga da Cruz, pró-reitora da Universidade Católica Portuguesa, que atua no interesse do Centro Regional do Porto, no âmbito da sessão “A nova mobilidade urbana verde”, que decorreu na Universidade Católica Portuguesa no Porto, no dia 29 de março.

Em 2024 será possível, em apenas 12 minutos, ir da Casa da Música para a Praça do Império, junto à Universidade Católica Portuguesa no Porto, utilizando o MetroBus. Veículos elétricos movidos a hidrogénio verde que irão beneficiar de um sistema de semaforização inteligente, de um canal dedicado (exclusivo) e que serão integrados no sistema de bilhética Andante (utilizado pelos autocarros e metro do Porto). Uma iniciativa que vai ao encontro da estratégia de mobilidade sustentável no acesso ao campus da Universidade Católica no Porto.

Segundo o diretor de comunicação da Metro do Porto, o novo modelo de transporte tem como “grande vantagem competitiva a regularidade e pontualidade associado ao serviço de qualidade do Metro do Porto,” sendo que esta vantagem é ainda reforçada por uma “fonte energética completamente limpa, feita no Porto, sem combustíveis fósseis e através da energia solar.” Joana Barros, arquiteta responsável pelo projeto, acrescentou que o MetroBus "permitirá a ligação em dois pontos ao Parque da Cidade, e fará também a ligação à marginal de Matosinhos e à marginal do Porto."

Na sessão estiveram presentes a equipa técnica da Metro do Porto: Jorge Afonso Morgado, diretor de comunicação, Joana Barros, arquiteta responsável pelo projeto, e o engenheiro Pedro Carvalho. Com um investimento de 66 milhões de euros, totalmente financiado a fundo perdido pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), “este projeto vai permitir reabilitar e requalificar a Avenida da Boavista”, indicou Jorge Afonso Morgado quanto à requalificação urbana. No final os participantes tiveram a oportunidade de colocar perguntas e esclarecer as suas dúvidas.

30-03-2023