Mobilidade Elétrica no centro do primeiro encontro do Clube INSURE.hub

A Mobilidade Elétrica esteve no centro do primeiro evento do Clube INSURE.hub, uma iniciativa que surge com o objetivo de permitir às entidades que integram o INSURE.hub criar laços entre si de aprendizagem e cooperação.

Quais são os principais desafios da Mobilidade Elétrica? Que medidas são urgentes para desbloquear estes desafios? Que outros setores de atividade poderão ser boas alternativas? Estas e outras questões guiaram este encontro de cooperação e networking que decorreu a 24 de maio, no Centro Porsche Porto, e que reuniu representantes das quase 60 entidades que fazem já parte deste Clube.

Durante o evento, foram apresentados dois casos de estudo enquadrados na temática da Mobilidade Elétrica. O primeiro da Porsche, apresentado por Hugo Ribeiro da Silva, e o segundo da Mota Engil Renewing, apresentado por Luís Castanheira.

Seguiu-se uma mesa redonda, moderada por João Pinto, vice-presidente da Universidade Católica no Porto, e que contou com a participação de Hugo Ribeiro da Silva, CEO da XRS Holding e do Centro Porsche Porto, de Luís Castanheira, CEO da Mota-Engil Renewing, de Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, com o Pelouro do Ambiente e Transição Climática e Pelouro da Inovação e Transição Digital, e de Luís Rochartre Álvares, senior advisor da Planetiers New Generation e industry fellow da Católica Porto Business School.

Ao longo do debate foi possível alertar para os impactos negativos do modelo tradicional de mobilidade, tais como a emissão de gases de efeito de estufa, o congestionamento de trânsito, a redução da qualidade do ar, o stress devido ao modelo de commuting e a perda de qualidade de vida nas cidades. A mobilidade elétrica vem mitigar estes impactos negativos, sendo por isso geradora de “benefícios sociais e ambientais.”

Participaram também no evento Isabel Braga da Cruz com a mensagem de boas-vindas e abertura e António Vasconcelos, co-líder da Planetiers New Generation, numa apresentação partilhada com João Pinto sobre o INSURE.hub, um ecossistema internacional de conhecimento transdisciplinar que integra parceiros de diferentes setores que, em conjunto, têm como objetivo colaborar tendo em vista a sustentabilidade plena e/ou regeneração, antecipando o futuro e a adaptação aos desafios ambientais globais, e promovendo o alinhamento com requisitos regulamentares.

Quais são os principais desafios da Mobilidade Elétrica?

Durante o debate foram discutidos os muitos desafios que a Mobilidade Elétrica enfrenta: a autonomia e o tempo de recarga; a infraestrutura de carregamento; o custo e a disponibilidade das baterias; a transição da indústria automobilística; a transição para a mobilidade elétrica requer uma mudança significativa na indústria automobilística; e a educação e consciencialização.

A disponibilidade/uso de veículos híbridos e elétricos, a energia renovável (eletricidade, biocombustíveis ou hidrogénio); as infraestrutura de carregamento (desenvolvimento e manutenção); a coordenação transporte individual versus transporte público (políticas públicas e corporativas); a promoção de formas de mobilidade suaves (bicicletas, etc); as frotas corporativas elétricas; a evolução de produto para serviço (mobilidade partilhada) através de soluções digitais para mobilidade elétrica são algumas das “medidas urgentes capazes de desbloquear os grandes desafios que se colocam.”

Durante o evento também foram assinados os memorandos de entendimento com a Porsche e com a Domus Social. Estas duas entidades passam a pertencer ao grupo de parceiros do INSURE.Hub, comprometendo-se a trabalhar em conjunto nas temáticas da sustentabilidade e regeneração.

Um ecossistema internacional de conhecimento transdisciplinar

O INSURE.hub, iniciativa que tem como objetivo criar um ecossistema internacional de conhecimento transdisciplinar que promova soluções de negócio de âmbito circular, sustentável e regenerativo, potenciadas por tecnologias disruptivas, resulta da mobilização da Universidade Católica no Porto, através da Católica Porto Business School e da Escola Superior de Biotecnologia - e da Planetiers New Generation.

A iniciativa integra um conjunto de atividades que ambicionam a persecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, da Estratégia do Pacto Ecológico Europeu e das metas definidas para a Europa 2030, contribuindo para trazer Portugal para a linha da frente de países progressivos no seio da União Europeia.

O Clube INSURE.hub é mais uma iniciativa que tem como propósito proporcionar a partilha de visões, perspetivas e conhecimento de parceiros associados a determinados temas, cujas experiências se pretende que sejam inspiradoras e mobilizadoras de mudança e transformação.

30-05-2023