Presidente da Assembleia da República Portuguesa encerra Ciclo de Primavera dos ISP Dialogues com conferência sobre “O futuro do Mundo”

Augusto Santos Silva, Presidente da Assembleia da República Portuguesa, foi o orador da Conferência de Encerramento do Ciclo de Primavera dos ISP Dialogues com o tema “O futuro do Mundo”, que contou com cerca de uma centena de participantes.

Numa sessão especialmente dirigida a estudantes do International Studies Programme (Mestrado em Direito Internacional e Europeu totalmente lecionado em inglês) mas aberta a toda a comunidade, o Presidente da Assembleia da República Augusto Santos Silva partilhou a sua visão relativamente aos desafios que o mundo vive nos dias de hoje. Para Manuel Fontaine, Diretor da Escola do Porto da Faculdade de Direito, o tema em questão é de elevada importância, uma vez que “afeta cada um de nós”.

“Tudo o que seja pôr as pessoas a refletir em conjunto, com base na informação que partilham e num ambiente de liberdade intelectual é bom. Forma as pessoas, amadurece as pessoas e enriquece-as. E enriquecendo as pessoas, enriquece as organizações e instituições que, no fim do dia, são feitas de pessoas”, reforça Augusto Santos Silva.

“É, para nós, um enorme gosto e um privilégio receber o Presidente da Assembleia da República na Faculdade de Direito da Católica no Porto para participar na Conferência de Encerramento do Ciclo de Primavera dos ISP Dialogues,” refere Azeredo Lopes, docente da Escola do Porto da Faculdade de Direito e coordenador do International Studies Programme.

“Em dois semestres, os ISP Dialogues receberam mais de duas dezenas de oradores de relevo nacional e internacional que partilharam a sua visão, as suas vivências e experiências enquanto protagonistas ativos da diplomacia e do direito internacional e europeu,” salienta Maria Isabel Tavares, docente da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Católica, acrescentando “a diversidade de convidados complementa o ensino dos alunos, mas também, fomenta e encoraja o pensamento crítico, contextos interdisciplinares e uma abordagem mais humanista.”

Azeredo Lopes acrescenta também “os ISP Dialogues nasceram no âmbito de um programa de Mestrado em Direito Europeu e internacional, todo lecionado em inglês, e ganharam uma dimensão surpreendente, pela adesão e participação de tantos.”

Os ISP Dialogues decorrem no âmbito do International Studies Programme. Ao longo de um ano, as sessões dos ISP Dialogues contaram com 24 oradores convidados, que abordaram temas específicos no âmbito do Direito Internacional e Europeu e das Relações Internacionais.

25-05-2023