Prevenir e tratar doenças neurodegenerativas: vai surgir um novo bioproduto com potencial neuroprotetor

O projeto de investigação B4Brain, que pretende desenvolver um novo bioproduto com potencial neuroprotetor, foi um dos dois projetos selecionados na 2ª edição do concurso de projetos de investigação interdisciplinar da Universidade Católica no Porto.

O projeto, denominado “Bioproduto com potencial preventivo e terapêutico para doenças neurodegenerativas” (B4Brain) é coordenado pelo Human Neurobehavioral Laboratory (HNL) da Faculdade de Educação e Psicologia, pretende desenvolver um novo bioproduto (composto por moléculas bioativas, obtidas de algas) com potencial neuroprotetor, acoplado de uma tecnologia inovadora de entrega e libertação (microtecnologia de encapsulação) para prevenção e terapêutica de doenças neurodegenerativas.

Enquanto projeto interdisciplinar que envolve diferentes áreas do conhecimento, são também partes integrantes da equipa o Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF), da Escola Superior de Biotecnologia, o Instituto de Bioética (IB) e o Centro de Investigação interdisciplinar em Saúde (CISS), do Instituto de Ciências da Saúde.

A interdisciplinaridade do projeto reside na pertinente ligação entre a Psicologia, as Neurociências e a Biotecnologia: segundo Patrícia Batista, investigadora do HNL, “uma área interdisciplinar em forte expansão.

A utilização de produtos naturais com impacto preventivo e terapêutico é um desafio a que nos propomos, de forma a impactar a saúde física e mental, e comprometendo-nos com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU”, explica.

Patrícia Batista afirma, também, que esta distinção prova que a Universidade Católica “apoia, acredita e reconhece o valor desta linha de investigação e do compromisso de inovar” e que vai permitir “o arranque do projeto e a criação de um alicerce inicial que, posteriormente, permitirá a submissão de calls com financiamentos mais competitivos que possibilitem a execução na íntegra de todas as fases do projeto”.

As próximas fases da investigação prendem-se, a curto prazo, com a seleção e extração das moléculas bioativas das algas e, seguidamente, serão efetuados desenhos experimentais para a incorporação dessas biomoléculas em tecnologia inovadora de entrega e libertação (microtecnologia de encapsulação). Em simultâneo, serão contactadas empresas de algas para que se possam desenvolver parcerias eficazes na realização do projeto.

O concurso, promovido pela Católica no Porto, tem como objetivo atribuir financiamento para a realização de projetos de investigação interdisciplinar na Católica no Porto, que, neste contexto, se define como qualquer projeto cujo objetivo não pudesse ser alcançado sem o envolvimento de distintas áreas de conhecimento. A 2ª edição distinguiu, para além do projeto do HNL, um projeto do Centro de Estudos em Gestão e Economia, centrado no tema das políticas públicas verdes.

27-07-2022