Projetos inovadores em biotecnologia serão distinguidos por Prémio Internacional da Amyris

Distinguir projetos “fora da caixa” de base biotecnológica que podem ter um grande impacto na sociedade. Este é o grande objetivo do Prémio Amyris Innovation BIG Impact Award. Uma iniciativa conjunta entre a Escola Superior de Biotecnologia, da Universidade Católica Portuguesa no Porto, e a sua Associação de Antigos Alunos (ALUMNI), em parceria com a Amyris Inc. Este ano o prémio terá duas categorias de acordo com a maturidade dos projetos: “Big Innovation Award” e “Rising Innovation Award”. As candidaturas já estão abertas e decorrem até 20 de setembro de 2022.

Hugo Choupina, coorganizador do evento e vice-presidente da Associação ALUMNI da Escola Superior de Biotecnologia, destaca que “o principal objetivo é o de apoiar a transição de ideias e atividades de investigação inovadoras para o mercado e, ainda, realçar a importância de promover projetos biotecnológicos inovadores e ‘fora da caixa’, para que seja possível obter impactos positivos, sustentáveis e mensuráveis na Sociedade.” Tiago Gonçalves e Anabela Veiga, coorganizadores do evento e membros da ALUMNI, acrescentam ainda que “o facto de a Amyris se associar a esta iniciativa novamente, demonstra que o caminho que estamos a trilhar é de relevo nacional, mas também internacional.

Ana Leite Oliveira, coorganizadora do evento e coordenadora do Mestrado em Engenharia Biomédica da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, refere que “gerar inovação a partir do conhecimento biotecnológico é um desafio, mas projetos de alto impacto, focados em objetivos concretos, irão certamente contribuir para importantes desenvolvimentos sociais e económicos."

“Estamos orgulhosos em apoiar empreendedores que se dedicam a criar um impacto positivo no nosso planeta, promovendo mudanças e inovações dentro da Economia Circular”, salienta John Melo, presidente e CEO da Amyris. “Os BIG Impact Awards deste ano reconhecerão empresas e indivíduos que se dedicam a ideias inovadoras, disruptivas e escaláveis que irão conduzir ter um impacto significativo num mundo por explorar,” conclui.

Os vencedores do Prémio Amyris Innovation BIG Impact Award, este ano subdividido em “Big Innovation Award” e “Rising Innovation Award”, serão anunciados na 4ª edição do Fórum de Inovação em Biotecnologia: “Think Big in Biotecnology”. Este ano o evento decorre a 12 de novembro e terá como tema “Accelerating bio-innovation, now!”.

O Prémio Amyris Innovation BIG Impact Award é uma iniciativa da Associação de Antigos Alunos (ALUMNI) da Escola Superior de Biotecnologia, da Universidade Católica Portuguesa no Porto, em parceria com a Amyris. Este ano o prémio terá duas categorias de acordo com a maturidade dos projetos - “Big Innovation Award” e “Rising Innovation Award” que se irão traduzir na atribuição de 7.500€ e de 2.500€, respetivamente. As candidaturas decorrem até 20 de setembro de 2022. Para mais informações e consulta do regulamento do concurso, consultar: FIB 2022 | Universidade Católica Portuguesa no Porto (ucp.pt)

27-07-2022