Qual o impacto da aprendizagem socioemocional? Investigadores publicam artigo em revista internacional

Avaliar e compreender o impacto da aprendizagem socioemocional foi o objetivo de um estudo desenvolvido por investigadores e docentes do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica no Porto.

Intitulado “Socioemotional Skills Program with a Group of Socioeconomically Disadvantaged Young Adolescents: Impacts on Self-Concept and Emotional and Behavioral Problems” e desenvolvido pelos investigadores Lurdes Veríssimo, Isabel Castro, Marisa Costa, Pedro Dias e Francisca Miranda, o artigo, publicado na revista internacional Children, descreve a investigação que pretendeu avaliar a eficácia da aprendizagem socioemocional, implementada num grupo de jovens adolescentes socioculturalmente vulneráveis. Lurdes Veríssimo, primeira autora do artigo, explica que esta aprendizagem diz respeito ao processo de desenvolvimento de competências socioemocionais (e.g., capacidade de gerir a frustração, autoestima, assertividade), nomeadamente através de programas estruturados.

Os resultados indicam um impacto significativo no autoconceito, nomeadamente um aumento no ajustamento comportamental, felicidade e satisfação e uma diminuição na ansiedade no grupo de intervenção.

Lurdes Veríssimo refere, também, que “o desenvolvimento de competências socioemocionais permite (Durlak et al., 2011): 1) aumento da realização académica (e.g., melhores notas); 2) melhor ajustamento de comportamentos e atitudes (e.g., automotivação); 3) diminuição de problemas de comportamento (e.g., agressividade); 4) diminuição de problemas psicopatológicos (e.g., ansiedade e depressão).”

Este estudo realizou-se no âmbito do projeto de intervenção e investigação Aprender Com Todos (ACT), promovido pela Faculdade de Educação e Psicologia e pela Área Transversal de Economia Social da Universidade Católica no Porto que terminou em fevereiro de 2022.

22-06-2022