Rastreio à Covid-19 no regresso às atividades presenciais na Católica no Porto

O dia 19 de abril marcou o regresso às atividades presenciais no ensino superior. Foi, também o dia em que a Católica no Porto iniciou o processo de rastreio generalizado à Covid-19 a todos os seus estudantes, docentes, investigadores e colaboradores à medida que vão regressando ao campus. Dando seguimento à constante preocupação com a segurança da sua comunidade, a Católica no Porto havia já iniciado o rastreio no dia 12 de abril para uma população mais restrita que à data se encontrava a exercer as suas atividades presencialmente.

A Universidade adotou a recomendação da Direção Geral do Ensino Superior, aderindo ao “Programa de testagem Cruz Vermelha Portuguesa - Ensino Superior”, rastreio que na Católica no Porto está a ser coordenado e implementado pela nossa Escola de Enfermagem.

Isabel Braga da Cruz, presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, explica que “todo o processo tem decorrido com tranquilidade”, agradecendo “a todos a forma como têm aderido e respeitado as normas em vigor no campus” e destacando “o extraordinário trabalho desenvolvido pela Escola de Enfermagem”. A realização dos testes é voluntária, gratuita, requerendo apenas inscrição prévia, através do link enviado por e-mail a todos os estudantes, docentes, investigadores e colaboradores.

“Contamos com a colaboração de toda a comunidade para garantirmos uma vivência segura de campus”, apelou Isabel Braga da Cruz, presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica, no comunicado enviado à comunidade académica.

Nunca é demais recordar que no regresso às atividades presenciais, deverão ser ainda adotados os comportamentos de segurança e proteção descritos no Manual de Boas Práticas.

A Universidade Católica Portuguesa tem vindo a adotar, desde o início da pandemia SARS-CoV-2, todas as medidas para a segurança da sua comunidade académica, inclusivamente de forma proactiva, prática reconhecida pela Certificação Covid Safe do nosso campus.

COVID Tracking on the return to face-to-face activities at Católica in Porto

April 19 marked the return to the face-to-face activities in higher education. It was also the day that Católica in Porto began the process of generalized tracking of Covid-19 to all its students, faculty members, researchers and collaborators as they return to campus.

Following the constant concern for the safety of its community, Católica in Porto had already started the tracking on April 12 for a more restricted population that at the time was carrying out its activities at the campus.

The University adopted the recommendation of the Directorate General for Higher Education, joining to the "Portuguese Red Cross - Higher Education testing program". The generalized tracking is being coordinated and implemented by our School of Nursing.

Isabel Braga da Cruz, president of Católica in Porto, explains that "the whole process has taken place with tranquility", thanking "everyone for the way they have joined and respected the rules in force on campus" and highlighting "the extraordinary work developed by the School of Nursing". The participation on the SARS-CoV-2 UCP Tracking is voluntary, free, requiring only prior registration, through the link sent by e-mail to all the academic community.

"We rely on the collaboration of the whole community to ensure a safe campus experience" said Isabel Braga da Cruz in a statement sent to the academic community.

It is never too much to remember that on the return to face-to-face activities, the safety and protection procedures described in the Safety Practices Manual should also be adopted.

Since the beginning of the SARS-CoV-2 pandemic, the Universidade Católica Portuguesa has been adopting all procedures for the safety of its academic community, a practice recognized by the Covid Safe Certification of our campus.

22-04-2021