U-Multirank atribui nota máxima à Universidade Católica Portuguesa em 10 indicadores

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) obteve classificação “Muito Bom” em 10 indicadores e classificação “Bom” em outros 10 indicadores, na edição de 2021 do U-Multirank, que avaliou mais de 1900 universidades de 97 países, através de 30 indicadores.

Nesta mais recente edição do ranking, hoje divulgada, é de destacar o excelente desempenho obtido pela UCP nas áreas da investigação, transferência do conhecimento, orientação internacional e envolvimento regional, com nota máxima em 10 indicadores:

• Publicações mais citadas
  • Publicações científicas
  • Publicações científicas interdisciplinares
  • Número de pós-doutoramentos
  • Captação de financiamento para investigação
  • Publicações científicas conjuntas regionais
  • Captação de rendimentos gerados por formação profissional contínua
  • Docentes internacionais
  • Mobilidade dos alunos
  • Mestrandos que trabalham na região

O U-Multirank compara o desempenho de instituições de ensino superior nas diferentes atividades em que cada universidade está envolvida, através de 30 indicadores, divididos em 5 áreas de desempenho: ensino e aprendizagem; investigação; transferência de conhecimento; internacionalização; envolvimento regional.

Criado em 2008, com o apoio da Comissão Europeia, este projeto liderado pelo Center for Higher Education (CHE), pelo Center for Higher Education Policy Studies (CHEPS), e pelo Center for Science and Technology Studies (CWTS), não produz uma classificação individual para cada universidade, nem tabelas classificativas, avaliando as universidades numa escala de “muito bom” a “fraco”.

Também em setembro de 2021, e pelo 3.º ano consecutivo, outro prestigiado ranking internacional veio confirmar a consistência do trabalho da Universidade Católica Portuguesa na oferta de um ensino universitário de excelência. Na sua edição referente ao ano 2022, a Times Higher Education – THE colocou a UCP em 1.º lugar, entre as 12 instituições de ensino superior nacionais avaliadas.

22-09-2021