Universidade Católica no Porto entrega diplomas de licenciatura do ano letivo 2020/21

“O diploma que hoje entregamos tem um valor simbólico, marcando a conclusão da primeira formação universitária em que adquiriu conhecimentos, desenvolveu competências e formou atitude”, afirmou a presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica, Isabel Braga da Cruz, durante a sua intervenção na Cerimónia de Bênção e Entrega de Diplomas aos graduados de Licenciatura, no ano letivo de 2020/2021, que decorreu a 8 de abril, no Auditório Ilídio Pinho.

Isabel Vasconcelos, vice-reitora da Universidade Católica Portuguesa, durante a sua intervenção, explicou que a licenciatura é “uma ferramenta” que ajudará os estudantes a “serem capazes de encontrar soluções para problemas variados” e afirmou, também, que a universidade espera dos seus alunos “uma atuação responsável na sociedade”, enquanto “cidadãos ativos e intervenientes”.

“É um dia de celebração!”, começou por referir Isabel Capeloa Gil, reitora da UCP, durante a sua intervenção transmitida por vídeo. A reitora felicitou todos os diplomados pelo “percurso bem realizado e pelos objectivos conseguidos”, frisando o papel e a missão da Universidade Católica Portuguesa.

Já D. Manuel Linda, bispo do Porto, antes do momento da bênção dos diplomas, desafiou os novos diplomados para o bem comum: “pensem no bem comum da sociedade, porque nenhum de nós consegue ser feliz sozinho”. O bispo do Porto referiu, também, que a missão da universidade “honra a Igreja que está em Portugal”, sendo uma instituição de ensino que “está na linha da frente da qualidade e do bem”.

A cerimónia decorreu com o momento de entrega de prémios de mérito de instituições parceiras e faculdades, nomeadamente os Prémios Caixa Geral de Depósitos (Escola Superior de Biotecnologia, Faculdade de Educação e Psicologia, Instituto de Ciências da Saúde – Porto), o Prémio José Luís Novaes, a Bolsa Santa Casa da Misericórdia do Porto, a Bolsa D. Júlio Tavares Rebimbas, da Irmandade dos Clérigos, o Prémio Fundação Amélia de Mello para Psicologia e o Prémio S. Francisco de Assis, da Venerável Ordem de S. Francisco. Foi, também, entregue o Prémio de Mérito da Escola Superior de Biotecnologia, atribuído pela faculdade aos alunos com a melhor média final de licenciatura, e o Prémio de Mérito Francisco Carvalho Guerra, atribuído pela Escola do Porto da Faculdade de Direito ao aluno com a melhor média final na licenciatura em Direito.

A cerimónia contou, também, com intervenções de José Couceiro da Costa, estudante em representação dos licenciados em 2020/21, e de Duarte Nuno Correia, presidente da Associação Alumni da Faculdade de Direito - Escola do Porto, e com a presença dos diretores e docentes das faculdades – Católica Porto Business School, Escola das Artes, Escola Superior de Biotecnologia, Escola do Porto da Faculdade de Direito, Faculdade de Educação e Psicologia, Faculdade de Teologia, Instituto de Ciências da Saúde (Porto)/Escola de Enfermagem no Porto -  da Universidade Católica no Porto.

O dia 8 de abril foi um marco importante para diplomados, famílias, docentes e amigos que encheram o Auditório Ilídio Pinho para a cerimónia de bênção e entrega de diplomas da Universidade Católica no Porto.  “A Universidade Católica Portuguesa manterá as portas sempre abertas para os que agora partem para a vida,” concluiu Isabel Braga da Cruz.

A Universidade Católica Portuguesa é uma instituição de referência em Portugal, tendo pelo 3º ano consecutivo, a Times Higher Education – THE ficado em 1º lugar, entre as 12 instituições de Ensino Superior nacionais.

11-04-2022