Universidade Católica Portuguesa assinala Dia Internacional da Mulher com testemunhos no Feminino

No passado dia 8 de março, data em que se assinalou o Dia Internacional da Mulher, a Universidade Católica Portuguesa partilhou dois testemunhos no feminino sobre Liderança e Ciência.

Isabel Capeloa Gil, Reitora da UCP e criadora da primeira task force para mulheres líderes, no âmbito da Federação Internacional de Universidades Católicas, apresentou um testemunho relacionado com a liderança feminina.  Já Célia Manaia, docente na Escola Superior de Biotecnologia, investigadora no Centro de Biotecnologia e Química Fina e uma das 10 cientistas portuguesas mais citadas no mundo, retratou o tema do Equilíbrio entre Homens e Mulheres na Ciência.

Investir na Liderança Feminina

O testemunho da Reitora da UCP destaca a importância de formar para a liderança, através da criação de um programa estratégico em toda a instituição para apoiar o desenvolvimento e a carreira das estudantes, docentes e colaboradoras da UCP.

“Vivemos numa sociedade em que o acesso desigual das mulheres a cargos de liderança ainda é uma realidade. Na nossa universidade, com pouco mais de 50 anos, somos, em Portugal, um caso exemplar com duas reitoras. Duas reitoras quando olhamos para o panorama do ensino superior em Portugal com mais de 700 anos e verificamos que, em todos estes anos, o sistema de ensino superior português apenas gerou 8 mulheres reitoras”, começa por dizer Isabel Capeloa Gil.

A Reitora da UCP explica que é necessário “alterar a perceção. O teto de vidro não é um teto de vidro legal, mas é um teto de vidro cultural”. Enquanto instituição, Isabel Capeloa Gil defende que a UCP deve agir pelo exemplo: “É necessário inspirar as novas gerações. E depois dessa inspiração pelo exemplo é preciso produzir e promover a mentoria”.

Equilíbrio entre Homens e Mulheres na Ciência

Além do investimento na liderança feminina, uma sociedade mais igualitária também passa por garantir que a área da Ciência não tem barreiras para as mulheres.

No seu testemunho, a investigadora Célia Manaia destaca a importância do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 5, dedicado à Igualdade de Género, das Nações Unidas.

“Ao longo dos tempos, o acesso à ciência não foi igual para homens e mulheres, basta dizer que dos mais de 600 prémios Nobel atribuídos em 120 anos, apenas 58 couberam a mulheres”, começa por dizer.

“É este desequilíbrio que é necessário combater. O acesso à educação e à lucidez que a investigação científica inspira tem o enorme poder de moldar atitudes, abrir horizontes e rejeitar preconceitos e medos infundados. É a única via para o desenvolvimento das sociedades, para sustentar a economia, o ambiente e o equilíbrio social. E precisa mesmo do contributo equilibrado, justo e balanceado de homens e mulheres”, diz a Professora Célia Manaia.

11-03-2021