Voluntários da CAtólica SOlidária assumem Ser+

“Alegria do Compromisso” foi o tema da cerimónia de compromisso da CAtólica SOlidária (CASO) 22/23, que teve lugar no dia 22 de novembro, no campus da Universidade Católica no Porto.

Foram 91 os voluntários que estiveram presentes para assumir publicamente, perante a Universidade, as instituições parceiras e outros voluntários, o seu compromisso anual de voluntariado.

“Procuramos formar não só bons técnicos, mas acima de tudo boas pessoas.”

Constança Barbosa, coordenadora da CASO, deu as boas-vindas a todos os presentes na cerimónia. Coube a Ana Evangelista, diretora do Centro António Cândido, que acolhe crianças e jovens irmãos, a representação das instituições parceiras. A diretora do Centro António Cândido dirigiu palavras motivadoras aos voluntários, agradecendo-os pela entrega e vontade de saírem da sua zona de conforto, uma vez que irão defrontar-se com diferentes e difíceis realidades.

Estiveram, também, presentes a Associação Bagos D´Ouro, a Casa de Lordelo, o Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Ajuda e a FAP no Bairro. São cerca de 40 as instituições que ajudam a concretizar o voluntariado regular e pontual da CASO.

Isabel Braga da Cruz, presidente da Universidade Católica no Porto, dirigiu um discurso encorajador aos voluntários da CASO, salientando que na Católica se visa "formar não só bons técnicos, mas acima de tudo boas pessoas.” Isabel Braga da Cruz acrescentou ainda que “alinhados com o pedido do Papa Francisco no Pacto Educativo Global de formar jovens protagonistas do bem comum, capazes de transformar o mundo e torná-lo num lugar melhor, procuramos formar construtores de sociedades de paz.”

A CASO trata-se “de partilha, de cuidado, de bondade, de entrega, da capacidade de olhar para o outro, de desenvolvimento de competências humanas, de dar e de receber… em conclusão, penso que tudo se poderá resumir a uma palavra – “transformação” - individual e coletiva,” referiu a presidente.

Carmo Themudo, coordenadora da Unidade de Desenvolvimento Integral da Pessoa, e Raquel Matos, diretora da Faculdade de Educação e Psicologia, também participaram no evento com intervenções onde reforçaram a importância do papel do voluntariado e a ligação à comunidade.

Compromisso, alegria e dinâmica

A cerimónia de compromisso contou com a intervenção de dois antigos voluntários, Eduardo Lopes e Mariana Rossi, que partilharam abertamente a sua passagem pela CASO. A conversa “alegria do compromisso”, moderada por Bárbara Ferreira, atual voluntária, abordou as aprendizagens e as vivências experienciadas por estes voluntários.

“Procuramos formar construtores de sociedades de paz.”

Após o momento de partilha, procedeu-se à dinâmica do compromisso. Os voluntários, depois de assinarem o livro de Compromisso da CASO, deixaram a marca da sua mão num painel com o título “A alegria do compromisso,” marca esta que simboliza tudo o que têm para dar neste ano de voluntariado e toda a cor que se pretende que levem à vida daqueles com quem se vão cruzar.

Ser+ com a CASO

Este ano letivo, no voluntariado regular, a CASO conta com 145 estudantes de todas as faculdades da Católica no Porto que estão distribuídos por sete áreas de voluntariado:

SER+ Abrigo: voluntariado destinado a apoiar pessoas em situações de vulnerabilidade;
SER+ Ambiente: voluntariado em atividades que promovem a defesa do ambiente;
SER+ Especial: voluntariado destinado a pessoas com deficiências;
SER+ Exemplo: voluntariado destinado a crianças/adolescentes (contexto educativo);
SER+ Profissional: voluntariado que permite aplicar na prática os conhecimentos obtidos na formação académica;
SER + Sabedoria: voluntariado destinado a pessoas idosas em situação de isolamento social;
SER+ Vida: voluntariado destinado a pessoas hospitalizadas.

Pela primeira vez este ano, surge o SER+ Cultura, cujo propósito consiste em exercer atividades de voluntariado em instituições ligadas à cultura.

Foi uma noite onde de celebrou a “alegria de fazer parte da família CASO” e onde foi possível “perceber que a CASO deixa a sua marca em quem por aqui passa e contagia de alegria quem aqui chega. Foi um orgulho presenciar o compromisso que os voluntários assumiram percebendo que cada um pode fazer a diferença no próximo,” afirmou Constança Barbosa.

25-11-2022