Curso de Voz: técnicas de utilização eficaz da voz para professores

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Esta ação permitirá aos professores conhecerem e experimentarem os mecanismos corporais posturais, respiratórios, fonatórios e ressonadores para melhorar o desempenho vocal e comunicação em contexto de sala de aula.

Vários estudos defendem a prevenção pela formação no uso adequado da Voz, como a forma mais eficaz de evitar ou minimizar a patologia vocal nestes profissionais.

A formação adequada, através de técnica vocal, possibilita a reeducação de comportamentos vocais e posturais por forma a garantir uma comunicação eficaz e a preservação da saúde vocal.

 

Objetivos a atingir

Os objetivos deste curso centram-se em:

  1. Melhorar o conhecimento fisiológico da Voz;
  2. Adotar comportamentos posturais e vocais saudáveis, de acordo com a mais recente investigação produzida na área;
  3. Reconhecer indicadores de risco de patologia vocal;
  4. Estruturar práticas de aquecimento e desativação vocal;
  5. Desenvolver flexibilidade e resistência vocais pela prática;
  6. Equilibrar postura corporal, respiratória, colocação e projeção vocal.
  7. Treinar a utilização da voz falada.
  8. Adaptar a utilização da voz ao uso da máscara (em período pandémico).

 

Conteúdos da ação

Esta ação vem fornecer ferramentas estratégicas para a utilização correta da voz

 

Metodologias de realização da ação

Metodologia teórico-prática.
As sessões dividem em duas partes:

  • Expositiva: que decorrerá em torno dos conteúdos teóricos com exemplos práticos e
  • Prática: aplicando os conceitos teóricos em atividades práticas individuais e em grupo por forma a assimilar os conceitos teóricos na voz e no corpo.

 

Regime de avaliação dos formandos

A avaliação é contínua:

  • participação, empenho e assiduidade (correspondente a 2/3 do número total de horas)
    nas atividades propostas (60%);
  • apresentação de um relatório reflexivo sobre os conteúdos abordados e demonstrados na prática (40%).

A avaliação dos formandos é quantitativa e expressa numa escala de 1 a 10, com a correspondente menção qualitativa, conforme referencial constante da legislação em vigor e que a seguir se explicita:

Excelente — de 9 a 10 valores;
Muito Bom — de 8 a 8,9 valores;
Bom — de 6,5 a 7,9 valores; Regular — de 5 a 6,4 valores; Insuficiente — de 1 a 4,9 valores

 

Bibliografia fundamental

Behlau M, Pontes P. (2001). Higiene Vocal: Cuidando da Voz. Rio de Janeiro: Livraria e Editora Revinter.
Bickel, J. E. (2007). Vocal Technique: A Physiological Approach for Voice Class and Studio. San Diego: Bickel.
DeVore, K. 3 Cookman, S. (2009). The Voice Book: caring for, protecting, and improving your voice. Exercises and advice for anyone who speaks or sings for a living. Chicago: Chicago Review Press.
Newham, P. (1999). The healing voice: how to use the power of your voice to bring harmony into your life. Victoria: Element.
Thurman, L., Welsh, G. (2000). Bodymind & Voice: Foundations of Voice Education. Minnesota: Revised Edition: Leon & Welch, Graham Editors.

Área de Estudos: 
Artes
Grau de Ensino: 
Formação Avançada
Regime: 
Pós-Laboral
Horários: 

Horas presenciais: 18

Horas Online: 7

Calendário Específico: 1/4 (17h-20h), 29/4 (17h-21h), 13/5 (17h-20h), 27/5 (17h-21), 10/6 (17h-21), 8/7 (17h-21h), 22/7 (17h-20)

Contactos: 

Estudos Avançados e Formação
Tel: 22 619 62 02 / 43
formacao.avancada@porto.ucp.pt

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