Pós-Graduação em Direito das Sociedades Comerciais

PrintPrint

II Edição - fevereiro a setembro de 2022 | Formação Presencial e Online

A Pós-Graduação em Direito das Sociedades Comerciais apresenta um programa a um tempo clássico e inovador, desenvolvendo temas nucleares e, simultaneamente, aprofundando temas inovadores. Este plano foi elaborado de modo a proporcionar uma formação pós-graduada que poderá, a médio prazo, ser complementada por outras que, com menor duração, explorem grandes temas que venham a complementar aqueles que a integram.

O corpo docente é constituído pelos maiores especialistas nacionais nesta área, quase integralmente doutorados e professores das melhores Faculdades de Direito portuguesas, com especial relevo para professores da UCP – com o que se torna público o notável trabalho de investigação levado a cabo nas duas Escolas da sua Faculdade de Direito.

Objetivos
O curso tem por objetivo proporcionar uma visão integrada e um contacto aprofundado com o conjunto das matérias fundamentais no domínio do Direito das Sociedades Comerciais, numa perspetiva de análise tradicional e atualista, com ligação à praxis jurídico-societária.

Pretende-se que os formandos adquiram competências que facilitem a resolução dos problemas com que se confrontem no exercício das respetivas atividades profissionais e/ou promovam o eventual prosseguimento de estudos nas áreas do Direito compreendidos no curso.

Regime de Ensino
As sessões, que podem ser leccionadas em modo presencial ou online, dependendo das circunstâncias (embora seja sempre dada preferência à leccionação presencial), podem ser frequentadas pelo aluno integralmente online. Deste modo, possibilitar-se-á o sempre muito desejado contacto pessoal entre alunos e docentes, mas permitir-se-á aos alunos que se encontrem fisicamente distantes ou impedidos de se deslocarem a frequência desta formação.

Área de Estudos: 
Direito
Grau de Ensino: 
Pós Graduação
Regime: 
Pós-Laboral
ECTS: 
9
Destinatários: 

Esta formação destina-se a advogados, magistrados e juristas em geral que, de algum modo, interajam ou pretendam interagir com o mundo empresarial.

Regulamento: 

Modelo Pedagógico
Esta Pós-Graduação decorrerá em formato online e presencial, seguindo o modelo de aulas teórico-práticas suportadas no método de estudo de caso.

Cada sessão será ministrada por um especialista na matéria em causa. Os diferentes conteúdos serão abordados de uma perspetiva integrada. A abordagem pretende-se crítica, problematizante, com suporte teórico-dogmático que se mostre relevante para a compreensão dos institutos e regimes em causa.

Modelo de Avaliação e de Creditação
A avaliação consistirá na realização de um exame presencial, o qual incidirá sobre matérias lecionadas. A creditação corresponde a 9 ECTS.

A frequência do curso completo com avaliação final positiva confere Certificado de Pós- Graduação, no caso de titulares de grau, ou Certificado de Formação Avançada, nas restantes situações. A realização do curso completo sem avaliação confere apenas Declaração de Frequência. Em ambos os casos, é necessária a comparência mínima a 80% das horas letivas dos módulos obrigatórios.

Coordenação: 

Prof.ª Doutora Maria de Fátima Ribeiro

Contactos: 

Candidaturas

Rua Diogo Botelho, 1327 | 4169-005 Porto

E-mail: candidaturas@porto.ucp.pt

Telefone: 939 450 000 / 939 450 012

2ª a 6ª feira: 9h30 - 12h30 e 14h30 - 17h30