"Julgar um vinho através da sua garrafa"

Business School
"Julgar um vinho através da sua garrafa"
Domingo, 21 de Maio de 2023 in Jornal Económico online

Joana César Machado, Docente e Associate Dean for Global Education da Católica Porto Business School
No caso do vinho, as formas de rótulos não tradicionais podem ser associadas a uma qualidade inferior e a um menor afeto.
A influência da embalagem do vinho nas respostas dos consumidores. O vinho tem uma grande importância na agricultura, na economia e na sociedade portuguesas. Sendo o vinho um produto consumível, a sua qualidade só pode ser avaliada no momento do do consumo, e, assim, a embalagem assume particular relevância.
Numa investigação recentemente realizada em coautoria com Maria Teresa Brito e Faro e Carla Carvalho Martins, procuramos compreender o papel que a forma da garrafa e do rótulo podem ter nas perceções de qualidade, nas respostas afetivas dos consumidores e, consequentemente, na sua intenção de compra de vinho.
A forma da garrafa é um elemento-chave que influencia as perceções sobre a marca, e os estudos sugerem que os consumidores tendem a preferir as formas que estão tradicionalmente associadas ao tipo de vinho nelas contido.