"A Liderança Como Trabalho de Equipa"

Business School
"A Liderança Como Trabalho de Equipa"
Quarta-feira, 17 de Maio de 2023 in Líder Online

Artigo de opinião de Arménio Rego, LEAD.Lab, Católica Porto Business School
O líder da Fórmula 1, Stefano Domenicali, afirmou recentemente, em entrevista ao Financial Times, que as lideranças não conseguem fazer nada sozinhas e que, para obterem bons resultados, precisam de uma boa equipa. Num tempo quási-bipolar, em que nos lamentamos tanto da escassez de “líderes-à-altura” quanto dos perigos de líderes autocratas todo-poderosos, nas empresas e nos Estados, vale a pena despender um par de minutos a refletir sobre o comentário de Stefano Domenicali. A noção de que a liderança é um trabalho de equipa, um exercício partilhado, não se compagina com a crença na liderança heroica, exercida por uma figura carismática e salvadora – mas pode ser bastante benéfica para a saúde das organizações e das instituições. O sucesso pode mesmo radicar na constituição de uma equipa de liderança composta por personalidades diferentes, até opostas – cada uma mitigando os excessos e os défices da outra. Por exemplo, os perigos de um líder exuberante e hiperoptimista podem ser mitigados por um “número dois” com personalidade recatada, humilde e pessimista.