Apresentação

Missão

No mercado único europeu, a regulação da concorrência é um pilar essencial para o seu funcionamento eficaz. O objetivo fundamental do Direito Europeu da Concorrência é o de evitar a distorção da concorrência no mercado interno, através do controlo de práticas empresariais anticoncorrenciais, de operações de concentração e de auxílios estatais. As regras de defesa da concorrência visam, desta forma, contribuir para a realização de múltiplos objetivos, como a proteção dos consumidores e a defesa da eficiência económica, concorrendo de forma mediata para o progresso económico e bem-estar social. A análise das decisões judiciais e administrativas, neste âmbito, bem como dos desenvolvimentos doutrinários subsequentes, será a principal missão do observatório da aplicação do direito da concorrência.

 

Objetivo

O Observatório da Aplicação do Direito da Concorrência – cofinanciado pela Comissão Europeia – tem como objetivo permitir a todos os atores – académicos, juristas, advogados, magistrados, economistas e autoridades públicas – uma maior compreensão e uma aplicação mais eficaz do direito da concorrência. O observatório visa desenvolver uma extensa pesquisa sobre a aplicação do direito da concorrência pelos tribunais nacionais, europeus e internacionais, acompanhar os projetos legislativos em curso neste domínio e proceder a justificadas reflexões doutrinais sobre questões concorrenciais controvertidas. O observatório implementará ainda programas de formação avançada para os académicos e práticos, magistrados e empresários, reforçando a consciência do valor do direito da concorrência e as consequências do seu incumprimento.

 

 

 

Share this on:

 

 

This publication has been produced with the financial support of the Training of National Judges Programme of the European Union. The contents of this publication are the sole responsibility of Catholic University of Portugal – Regional Centre of Porto and can in no way be taken to reflect the views of the European Commission