O novo Mestrado em Cinema da Escola das Artes é uma formação avançada em cinema contemporâneo, permitindo aos alunos desenvolver as suas competências criativas e técnicas a partir de projetos individuais. Ao longo dos dois anos, os alunos poderão escolher um foco específico de trabalho – quer seja num cinema mais “clássico”, quer seja em projetos instalativos – ao mesmo tempo que serão imersos no pensamento artístico contemporâneo, desafiados a entender as diversas modalidades das imagens em movimento e a forma como o cinema é um lugar de reflexão sobre o mundo.
O Mestrado está estruturado numa unidade curricular central de Projeto, que permitirá desenvolver todas as competências técnicas e artísticas. Esse Projeto será acompanhado por um professor coordenador, assim como por artistas e cineastas convidados, que farão uma orientação tutorial durante o ano. O Mestrado, sendo uma formação avançada, permitirá, no seu segundo ano, a escolha de uma via diferenciada que pode resultar numa de três vertentes:
- desenvolver um projeto final artístico (um filme; uma instalação; um projeto curatorial).
- fazer um estágio profissional em produtoras portuguesas de grande prestígio (Bando à Parte, Cimbalino, CRIM, Farol de Ideias, Filmes da Mente, Fronteira Filmes, Midas Filmes, O Som e a Fúria, O Verde do Jardim, Real Ficção, Red Desert, Fundação de Serralves, Take It Easy, Terratreme, Vende-se Filmes);
- desenvolver um projeto de investigação no contexto das práticas de investigação da Escola das Artes;
Características distintivas:
- Mestrado centrado em desenvolvimento de projetos artísticos individuais
- Acompanhamento tutorial com os artistas e realizadores convidados (no último ano, a Escola das Artes teve professores convidados como Filipa César, Ana Vaz, Salomé Lamas, João Salaviza, João Canijo, entre outros).
- Instalações e equipamentos de cinema de qualidade profissional, incluindo captação, pós-produção de imagem e som (mais informações aqui [3])
- Uma oficina com condições para construção de elementos físicos para instalações
- Um orçamento de produção para o projeto final, tanto de financiamento da Escola das Artes como do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA)
Principais objetivos de aprendizagem:
- Desenvolver capacidades para a compreensão, crítica e análise de uma obra cinematográfica e/ou obra de cruzamento entre o cinema e as artes visuais.
- Adquirir um conhecimento informado sobre o cinema contemporâneo e a sua relação com a arte contemporânea.
- Desenvolver um pensamento estruturado sobre as grandes questões do tempo contemporâneo, que se possam refletir numa criação artística.
- Compreender o espaço do cinema no contexto cultural contemporâneo e as dinâmicas de programação e curadoria artísticas.
- Desenvolver competências complexas, técnicas e artísticas na área do cinema (realização, produção, direção de fotografia, escrita de argumento, direção de arte e pós-produção), assim como no seu campo expandido (instalação).
- Desenvolver uma identidade artística, concetual e crítica.
NOTA: Atendendo à situação de pandemia e à imprevisibilidade da sua evolução, os programas da Escola das Artes para o ano letivo 2020/21 sofrerão adaptações quanto à forma da sua frequência - à distância, presencial ou mista - cumprindo rigorosamente todas as orientações da DGS. No entanto, previlegiar-se-á claramente, sempre que possível, o regime presencial.
Acreditação:
Afiliações:
- FECA - Federação de Escolas de Cinema e Audiovisual [6]
- ELIA - European League of Institutes of the Arts [7]
- Bolsas da Direção Geral do Ensino Superior
- Apoio Social da Católica Porto [8]
- Bolsas de Mérito e Incentivo à Investigação aos alunos de Mestrado da Escola das Artes [9]
