A presente pós-graduação constitui uma oportunidade para o aprofundamento e mobilização de conhecimentos e competências no domínio específico do ensino online, para estimular a maturidade digital das organizações e, deste modo, para responder a necessidades emergentes de formação dos profissionais de educação e das respetivas instituições onde trabalham.
O contexto da ação política e organizacional (formalizado em documentos legislativos como sejam Decreto-Lei n.º 54/2018 de 6 de julho e Decreto-Lei n.º 55/2018 de 6 de julho) justificam a necessidade de oferecer um conjunto sistematizado de competências que ajudem os atores educativos a conceberem, organizarem e implementarem modelos e práticas de desenvolvimento curricular e de avaliação pedagógica centradas nos alunos, alinhados com as recomendações nacionais e internacionais em matéria de educação, fazendo um melhor uso das tecnologias e das ferramentas digitais. Apela-se à mudança e inovação pedagógica para a melhoria das aprendizagens dos alunos e eficácia das escolas, acentuando-se o recurso a tecnologias digitais. Esta questão assume particular relevância com a necessidade de ensino online. É de notar que o DL n.º 55/2018 prevê o ensino a distância, regulamentado na Portaria n.º 359/2019, publicada em outubro de 2019. Contudo, o ensino online apresenta-se como meio fundamental para garantir a continuidade dos processos de ensino e as aprendizagens em situação de interrupção de aulas em circunstâncias imprevistas como a situação de pandemia vivida em 2020 (ME, 2020).
Por conseguinte, importa que os profissionais desenvolvam e mobilizem conhecimentos em áreas diversas das Ciências da Educação em ligação ao uso das tecnologias digitais. Considerando os desafios que hoje se colocam às escolas e aos seus profissionais, justificando uma ação diferenciada e inovadora, as tecnologias apresentam-se como uma ferramenta essencial de suporte. Esta questão torna-se da maior relevância em contextos e situações de maior imprevisibilidade, como é o caso de situações de pandemia que exijam medidas de distanciamento e de trabalho a distância. Esta pós-graduação constitui uma oportunidade para o aprofundamento de conhecimentos no domínio do uso da tecnologia em educação.
Objetivos gerais:
- Conhecer modelos de aprendizagem, de ensino e de inovação pedagógica que fundamentem a ação em educação;
- Conhecer e compreender os conceitos de ensino a distância, online, elearning e blended learning;
- Identificar modelos de adoção de tecnologia na educação;
- Selecionar modelos de conceção de cursos mediados e de conteúdos digitais;
- Explorar ferramentas de produção de conteúdos digitais;
- Conhecer ferramentas e instrumentos diversificados de avaliação pedagógica a distância;
- identificar contextos de aprendizagem adequados para utilização em ambientes ricos em tecnologia;
- Desenhar planos integrados de formação, integrando objetivos, conteúdos, estratégias, tipos de interação entre pares e docentes e avaliação das aprendizagens e da formação.
Funcionamento:
Coordenado a partir da Universidade Católica Portuguesa no Centro Regional do Porto e funcionando online com disponibilidade de acesso em Portugal Continental e Regiões Autónomas.