Universidade Católica Portuguesa - Porto
 
 
Animador: Sérgio LOUREIRO
 
 

Nuno AROSO

Título: Nesta percussão tecladamente dedilhada*
*verso de Jorge de Sena, in "Arte de Música", 19

Em conjunto com Sofia Lourenço

Resumo: O duo da pianista Sofia Lourenço e do percussionista Nuno Aroso pretende dialogar em música na obra para piano e vibrafone "Cantus" de autoria do compositor vivo, o Dimitris Andrikopoulos. Este diálogo é em música e sobre música, a arte universal por excelência, para lá da barreira da língua, que se constrói sobre o instante, e tem ainda como objetivo o incentivo à implementação de hábitos de audição de música ao vivo. Estudos apontam para um aumento substancial de audiência de espetáculos ao vivo desde o ano 2000 em Portugal, incluindo música clássica, folclore, teatro, entre outros, referindo ainda que o público tem maior propensão para pagar pela música ao vivo do que no passado. As apresentações musicais públicas revelam-se importantes, pois, a arte é para ser mostrada e vive da exibição (Estevens, 2014). Para além disso, essas apresentações fomentam a autonomia e a responsabilidade, tanto no que diz respeito à organização como à interpretação musical. Segundo um estudo realizado por Couto e Teixeira (2011) acerca dos festivais de música de verão em Portugal, este tipo de eventos são frequentados maioritariamente por estudantes da área artística. A participação em festivais de música, prende-se, não só com a busca de experiências diferentes de aventura e de surpresa, mas também com o enriquecimento a nível intelectual, e visa intensificar as relações familiares e colaborativas.

 
 
Bio do orador:
 
Nuno Aroso concluiu o curso de percussão na Escola Profissional de Música de Espinho, e prosseguiu os seus estudos na Escola Superior de Música do Porto e no Conservatório Nacional de Strasbourg, obtendo o Diploma Solista em Marimba e Vibrafone. Em Paris, com Jean Pierre Drouet, abordou o repertório do teatro musical contemporâneo para percussão. Nuno Aroso é Doutor em Música depois de concluir sua tese: A narrativa do Gesto - Música Contemporânea para Percussão, na Universidade Católica, Portugal. Em 2001 foi premiado com o Prémio de Mérito Académico da Fundação António de Almeida e em 2008 foi-lhe dado um prémio de Criadores pelo Centro Nacional de Cultura para o cd a solo, Technicolor. 
Reconhecido como um dos percussionistas contemporâneos europeus mais dinâmicos da sua geração, atividade que tem assumido um papel fundamental na sua vida artística. Fortemente focado na pesquisa de novas técnicas, recursos instrumentais renovados e aspetos cénicos inerentes ao desempenho de percussão, tem colaborado ativamente com inúmeros artistas e compositores dos campos estéticos mais variados e partes do mundo, resultando na criação de um repertório singular e contribuindo para o desenvolvimento da literatura percussão.
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Théo BONDOLFI

Title: The raise of netizenship

Talk summary: Théo Bondolfi speaks about a solution for todays human challenges : the awareness of netizenship, alias "responsible behaviour at digital age". He explains the socio-technical properties of todays digital environments, and how we can apply them in our everyday life, with coopetitive behaviours for example. He shares his vision of a society were digitally-supported cooperation becomes the rule, simply due to the necessity of respecting these natural digital properties to survive socially and economically. He connects netizenship with his vision of new cities built from scratch, inspired by netizenship culture, through wiki-culture and free licensing, that internauts can also find in TED and TEDx culture with its thousands of contributors worldwide.

 

Bio of the speaker: 

Théo Bondolfi has been pioneering on the topic of netizenship since early 90's. As art director and social entrepreneur, he has been experiencing online community management and social networks for NGOs, intergovernmental agencies and SMEs, in both Europe and in Africa. His mission is to connect the ecosystem of socially innovative movements, within smart poles he calls Ecopols. As co-founder and chairman of Ynternet.org Foundation for netizenship (Geneva), he started gathering a dream team of experts in common good within information society, including the founder of GNU movement (free software), the first chairwomen of Wikimedia foundation (operating wikipedia), visionnaires of free licensed-based education, participative journalism....

He works on the creation of an entire city, from scratch, in Bahia (Brazil), to gather the best socio-economical innovations of the last decades, with a large network of social entrepreneurs and netizens.

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Felix BUCHBINDER

Title: Let's teach coopetition business models at school

Talk summary: As former economics and business management student, Felix Buchbinder speaks about his experiences wishing to learn not only about one, but a diversity of economical cultures and models. He faced an academic and professional environment where monocultural models of “only the strong survive” seemed to be the only economical option to be integrated in society. He shares his out-of-the-box discoveries on wikinomics, multidimensional money systems and the social economy. His findings may inspire other academics and young professionals in their quest for turning their studies, working lives and general lifestyle into a meaningful adventure.

 

Bio of the speaker:

During his studies, Felix Buchbinder was fascinated by the fundamental element that moves billions of human beings all around this planet: our money system. He dedicated his thesis to the topic and ended up publishing a book on our current monetary system and its alternative solutions. Presenting the research findings from his book, he holds lectures and discussions on the topic in schools and universities in Germany and Switzerland. Throughout his studies he gained experiences working for large multinational companies as well as SMEs and NGOs. Parallel to his studies he also undertook unconventional training courses in kundalini yoga and meditation techniques. After finishing university he went on to teach as a Fellow for the non-profit organization Teach First Deutschland. He is currently based in Switzerland, developing clusters of income-generating micro-enterprises dedicated to common goods.

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Rogério CANHOTO

Título: 3 x +

Resumo: Num contexto em profunda transformação, é fundamental definir um rumo e prioridades. O novo mapa competitivo em que nos desenvolvemos coloca novas regras em cima da mesa, para as quais temos de atuar com um mindset radicalmente diferente. Os modelos anteriores de gestão estão a perder a sua eficácia face aos novos desafios que se colocam às empresas! O que fazer então?

 

Bio do orador:

Rogério Canhoto é licenciado em Engenharia Eletrotécnica, no ramo de Sistemas e Computadores, pelo Instituto Superior Técnico. Possui um MBA em Gestão, Estratégia e Desenvolvimento Empresarial e é Mestre em Ciências Empresariais com especialização em “Marketing Digital”.
Desenvolveu a sua carreira no sector das Telecomunicações e Media, com uma forte especialização nas áreas de Marketing Management e Advertising, Inovação e Business Development. Passou por vários cargos de gestão de topo em empresas de referência no contexto nacional e em empresas multinacionais.
É professor convidado dos mestrados executivos do ISCTE em Marketing Management e Digital Marketing e da Universidade Católica Porto Business School.
É coautor do livro “b-Mercator – Blended Marketing” editado em Julho de 2009 e Key Note Speaker em diversos eventos nacionais e internacionais, em temas relacionados com Inovação, Blended Marketing e Digital Marketing.

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António JÁCOMO

Título: Neuroética: ética para aquém e além do cérebro

Resumo: Vivemos tempos de esperança suscitada pelas inovações tecnológicas nas neurociências no campo da cognição, do tratamento e da potenciação. As novas abordagens de diagnosticar, tratar e prevenir doenças do foro neurológico comportam um desafio: o modelo ético vigente parece necessitar de um novo impulso que vai da ética às neurociências, mas que influenciará a própria construção dos modelos éticos. São desafios de natureza prática, referentes à aplicação das neurociências e suas implicações para os indivíduos e a sociedade, mas também filosóficos, relativos à maneira como nos pensamos como pessoas, agentes morais e seres espirituais. É disto que me ocuparei nesta sessão do Tedx UCP Porto: alguns exemplos das novas abordagens ao cérebro, mas também dos seus questionamentos éticos.

 

Bio do orador:

António Jácomo é professor e investigador no Centro de Investigação de Bioética (GIB) - Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa. Foi Investigador no Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa e na Universidade de Oxford (GB). Doutor em Filosofia e Mestre em História da Ideia de Europa do Instituto Superior de Estudios y Derechos Humanos Europeos - Universidad Pontificia de Salamanca. Áreas de investigação: Bioética, Neuroética, Filosofia da Mente, Ética, Ciências Cognitivas e da religião e Estudos Europeus. É autor de inúmeros artigos, 7 livros individuais e coeditor de cinco livros.

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André JACQUES

Title : Embracing a truly category vision for beer

Talk summary: Nowadays it became quite common for leading companies to establish overarching Visions for the categories they operate in. Basically they summarize a long term growth ambition that take into account drivers of consumption, shopping or purchasing with the ability of the company to change behaviors that will deliver in the end market share growth in a larger category: bigger slice of bigger pie; thus remunerating better not the just the company itself but its Customers as well. This is often a very challenging initiative to be done by a single player, even for category captains, so in this presentation by looking at long term trends I’ll provide an outlook of what the beer market will look like in the future and how competitors could hold hands to embrace it in a more meaningful and impactful way for Customers, Shoppers and Consumers.

 

Bio do orador: 

André Jacques é, atualmente, Diretor de Inovação e Serviços de Marketing Global da Unicer. Anteriormente passou por Belgrado, onde foi Diretor de Marketing e Comunicação do grupo Carlsberg. Representou a Unicer na Associação Portuguesa de bebidas não alcoólicas e participou na Plataforma de Combate à Obesidade do Ministério da Saúde. Foi membro da direção do centro desportivo e cultural da Unicer e já passou por vários cargos dentro da mesma empresa, tendo sido Diretor de Marketing de Águas e Refrigerantes, Brand Manager das águas com gás, Brand Manager de cervejas e cidras, Project Manager do programa “+Algarve 2005”, Brand Manager de sumos e néctares, Team Leader do projeto “Carlsberg Euro 2004” e Operational Marketing Manager. Chegou também a ser consultor financeiro no Novo Banco, consultor imobiliário na Réplica Private S. A. e gestor de produção e distribuição na Companhia das Índias, Ltd.

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Isabel JONET

Título: Como “Share” pode ter mais valor

Resumo: História vivida de Redes realmente Sociais. E como partilhar pode acrescentar valor. Ficando um apelo para nos ligarmos por um mundo melhor!

 

Bio da oradora: 

Maria Isabel Parreira Jonet. Casada, cinco filhos. Licenciada em Economia em 1982 - Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.Trabalha em regime de voluntariado no Banco Alimentar Contra a Fome desde 1993, sendo Presidente da Federação Europeia dos Bancos Alimentares. Empreendedora social, concebeu um modelo de gestão para organizações não lucrativas, baseado na eficiência dos processos, que permitiu a criação de 21 Bancos Alimentares portugueses e é hoje replicado em diversos países da Europa, Angola e Cabo Verde. Fundou, em 2004, a ENTRAJUDA, projeto inovador na área da solidariedade social, que visa dotar instituições de solidariedade social com instrumentos e recursos de gestão e de organização suscetíveis de aumentar a eficiência dos seus meios e a eficácia dos seus resultados. No âmbito da ENTRAJUDA, concebeu e lançou a Bolsa do Voluntariado, o Banco de Bens Doados, o Banco de Equipamentos. Estruturou, em 2005, o programa “Educar para a Cidadania” dirigido a crianças e jovens, o qual, através do caso prático do Banco Alimentar mostra a importância dos valores na formação e na educação, com base em ações em escolas do ensino primário, do ensino secundário e em universidades destinadas a reforçar a componente cidadania.            

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Joana LEITE DE CASTRO

Título: Uma visão jovem e inspiradora

Resumo: Depois de ser desafiada a participar no TEDx com este tema, Joana partilha a sua primeira experiência profissional nos Estados Unidos com todos os sucessos, frustrações e aprendizagens que a levaram a trocar esta aventura por uma outra de exploração e voluntariado.

 

 

Bio da oradora: 

Joana Leite de Castro é alumni de Gestão da Católica - Porto. Depois de terminar o curso em 2011, trabalhou, em Madrid e Chicago, no departamento de Marketing Internacional da Abbott Laboratories, empresa farmacêutica americana.
No início deste ano decidiu viajar e fazer voluntariado. Esteve no Quénia e na Tanzânia e parte em Outubro para o sudoeste asiático.  
Tem 25 anos, uma “bucket list” do tamanho do mundo e vontade de ser feliz e de fazer os outros felizes.

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Sofia LOURENÇO

Título: Nesta percussão tecladamente dedilhada*
*verso de Jorge de Sena, in "Arte de Música", 19

Em conjunto com Nuno Aroso

Resumo: O duo da pianista Sofia Lourenço e do percussionista Nuno Aroso pretende dialogar em música na obra para piano e vibrafone "Cantus" de autoria do compositor vivo, o Dimitris Andrikopoulos. Este diálogo é em música e sobre música, a arte universal por excelência, para lá da barreira da língua, que se constrói sobre o instante, e tem ainda como objetivo o incentivo à implementação de hábitos de audição de música ao vivo. Estudos apontam para um aumento substancial de audiência de espetáculos ao vivo desde o ano 2000 em Portugal, incluindo música clássica, folclore, teatro, entre outros, referindo ainda que o público tem maior propensão para pagar pela música ao vivo do que no passado. As apresentações musicais públicas revelam-se importantes, pois, a arte é para ser mostrada e vive da exibição (Estevens, 2014). Para além disso, essas apresentações fomentam a autonomia e a responsabilidade, tanto no que diz respeito à organização como à interpretação musical. Segundo um estudo realizado por Couto e Teixeira (2011) acerca dos festivais de música de verão em Portugal, este tipo de eventos são frequentados maioritariamente por estudantes da área artística. A participação em festivais de música, prende-se, não só com a busca de experiências diferentes de aventura e de surpresa, mas também com o enriquecimento a nível intelectual, e visa intensificar as relações familiares e colaborativas.

 

Bio da oradora: 

Sofia Lourenço é pós-doutoranda bolseira da FCT do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) que integra desde 2007 (Coordenação Estudos Musicais) na UCP.

Pianista, natural do Porto, concluiu estudos superiores, Conservatório de Música do Porto, FLUP_ U.Porto e Universität der Künste Berlin (bolseira Fundação Calouste Gulbenkian). Doutorada em Música e Musicologia/Universidade de Évora, 2005, professor adjunto de Instrumento Piano ESMAE/IPP. Atividade concertistica, a solo e com orquestra em Portugal e no estrangeiro. Gravou 4 CDs a solo entre 1999 e 2009 e no festival Black & White 2012 para Disklavier o Duo pour une Pianiste (9 Sketches for One Pianist) de Jean-Claude Risset (estreia mundial que lhe é dedicada).

 
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Rui MARQUES

Título: Coopetition: o melhor de dois mundos?

Resumo: Será possível juntar o melhor da competição e da cooperação e aplicar este mix a favor do bem comum? Pode a inovação social inventar a "solidariedade de mercado"?

 

 

 

 

Bio do orador:

Rui Marques, 52 anos. No seu trajeto académico, passou por Medicina, Ciências da Comunicação e Sociologia. Esteve na origem da Fórum Estudante, da CAIS e do Instituto P. António Vieira. Ligado a causas, como a auto-determinação de Timor-Leste ou o acolhimento de refugiados em Portugal. Profissionalmente, passou pela Rádio Renascença, onde foi diretor de Programas e foi Alto-comissário para a Imigração e Dialogo Intercultural.

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Ricardo MORAIS

Título: Design Thinking em Ação

Resumo: Esta sessão apresentará o Design Thinking como um processo criativo que contextualiza problemas complexos para desenhar soluções centradas em emoções humanas. As suas principais virtudes são a interdisciplinaridade, a interação direta com a realidade, e a prototipagem rápida e económica. Nesta sessão também serão apresentadas potenciais aplicações numa organização e casos concretos de implementação.

 

 

Bio do orador:

Ricardo Morais é professor de Gestão na Universidade Católica Portuguesa no Porto, coordenador do Eden seminar “How to design your PhD” no European Institute for Advanced Studies in Management (EIASM) em Bruxelas, fundador da Idea Puzzle e alumni da HPI School of Design Thinking na Alemanha. É doutorado em Gestão Estratégica pela Universidade de Jyväskylä (primeiro português doutorado na Finlândia em Ciências Sociais) e licenciado em Gestão pela Universidade do Porto. Os seus interesses de investigação incluem desenvolvimento de teoria, estudos de caso realistas críticos, formulação estratégica, gestão multinacional e design thinking. Desde 2002, lecionou estes temas em mais de 50 universidades em 11 países. É membro da Academy of Management, Strategic Management Society e Academy of International Business.

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Diogo VIEIRA

Título: Cooperação nos Centros de Incubação

Resumo: Cooperação dentro dos Centros de Incubação. As sinergias e articulações dentro das Indústrias Criativas. Os processos de trabalho e a interação entre as empresas. Demonstração de Case Studies de projetos de sucesso.

 

 

 

 

 

 

 

Bio do orador:

Diogo Vieira é docente convidado da Escola das Artes na Universidade Católica do Porto, lecionando no Mestrado em Animação por Computador, assim como na Pós-Graduação em Design Digital.
Após finalizar o curso de Design Industrial, estudou Design for Interactive Media with Photography na Thames Valley University, em Londres. Desde então especializou-se em 3D foto-realista desde a área de Arquitectura ao Design.
Em 2008, cria a sua empresa de Visualização 3D "Visual Labs”, que se tem implementado como uma referência a nível de visualizações 3D para Arquitectura, Design e Promoção imobiliária tanto em Portugal como Internacionalmente.
No decorrer do ano de 2012, cria a empresa "Visual Mobile", empresa especializada na criação de aplicações para dispositivos móveis, interactive media (realidade virtual, realidade aumentada e jogos interactivos) e Visitas Virtuais a 360º.

 

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Sérgio LOUREIRO: Animador

Acredita que o todo é maior que a soma das partes, que os fenómenos são probabilísticos, multivariável e cíclicos, e que não há verdades absolutas. Faz parte da condição humana confundir a excepção com a regra, sobrevalorizar efeitos marginais, aleatórios e pouco frequentes, e culpar mais depressa os outros que nós próprios. O desafio hoje não é o conhecimento mas a sua aplicação, e como processar toda a informação produzida. A Humanidade está no ponto mais alto da sua evolução e, como dizia John Donne, nenhum homem é uma ilha. Mas isso também faz com que as dores da condição humana nos pareçam cada vez menos aceitáveis. Como indivíduo, Sérgio quer participar na resolução dos desafios que humanidade enfrenta.

 

Bio do Animador:

Sérgio Loureiro é licenciado em Engenharia Alimentar pela Escola Superior de Biotecnologia, UCP - Porto, e tem um MBA pela School of Business da University of Wisconsin - Madison, nos USA. Exerce atividade de consultoria e gestão em Portugal e nos Estados Unidos, após passagens por multinacionais do grande consumo e financeiras. Reside nos Estados Unidos desde 2001, mas gosta de pensar que é um cidadão do mundo. É casado e tem dois filhos e um cão.

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