OS PRODUTOS

1. Clipping

De forma a poder contribuir para o debate teórico-empírico em torno da eficácia das OES portuguesas, a partir da configuração das práticas de governação e de prestação de contas das OES analisadas à luz da problematização do conceito de transparência organizacional, o projeto tem procurado alargar a discussão em plataformas de vasto alcance, tendo compiladas todas as publicações num só arquivo digital (aqui).

2. Webinar

No dia 16 de novembro, entre as 17h30 e as 19h30, decorreu, via Zoom, um webinar organizado no âmbito do Projeto, com o tema “Transparência e Prestação de Contas no setor da Economia Social Da Teoria à Prática”.
 
Os oradores convidados foram:
 
Anabel Cruz, Rendir Cuentas e Instituto de Comunicación y Desarrollo Uruguai
— Apresentação disponível aqui
 
Sérgio Pratas, Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto
— Apresentação disponível aqui
 
Victor Gonçalves, Santa Casa da Misericórdia de São João da Madeira e Membro do Comité de Transparência do projeto
— Apresentação disponível aqui & Texto de Apoio aqui
 

3. Manual "Rumo à Transparência: Prestação de Conta nas Organizações de Economia Social em Portugal"

Este Manual é o resultado de um percurso de dois anos pelo mundo da Accountability/Prestação de Contas e da Transparência no setor da Economia Social em Portugal, no âmbito do Projeto.

Versão digital disponível aqui.

4. Mecanismo de Prestação de Contas transparente: 

O Mecanismo de Prestação de Contas transparente foi construído no âmbito do Projeto, resultando de um exercício constante de problematização e debate crítico sobre Transparência e Accountability (ou Prestação de Contas no sentido mais amplo da expressão). É um Mecanismo de preenchimento simples, online e, preferencialmente, coletivo, potenciando a autorreflexão não apenas de dirigentes mas de diferentes pessoas que integram a OES respondente. O preenchimento terá uma duração aproximada de 30 minutos, sendo que existe a opção de interromper o preenchimento e regressar mais tarde, no período de uma semana, utilizando o mesmo computador e browser.
 
Reveste um caráter exploratório e tem como objetivos:
 
(i) Contribuir para uma prática de prestação de contas mais transparente das OES portuguesas, legitimadora da sua ação; 
(ii) Possibilitar um autodiagnóstico organizacional sobre transparência na prestação de contas, a partir de seis dimensões de análise; 
(iii) Permitir a identificação de dimensões organizacionais e gestionárias que, à luz dos pressupostos deste Mecanismo, podem ser exploradas e melhoradas pelas OES, numa lógica de aprendizagem organizacional, através de um relatório de recomendações.
 
Disponível para preenchimento aqui.

 

5. Vídeos sobre Transparência nas Organizações de Economia Social

VÍDEO 1

A partir das ilustrações de Dirce Russo, elaboradas em simultâneo com as reflexões das sessões de trabalho com o Comité de Transparência – um grupo de trabalho constituído por 10 representantes de OES portuguesas –, o vídeo convida a um roteiro pelos principais conceitos, desafios e questões em torno das problemáticas que alicerçam este trabalho de investigação, deixando o mote para a segunda etapa do Projeto.

VÍDEO 2

Lançado em outubro de 2021, o segundo vídeo do projeto, "Rumo à Transparência", recorda o percurso de dois anos de construção coletiva no âmbito do Projeto, tendo sido utilizado para divulgar o Seminário Online “Ser & Transparecer: Prestação de Contas e Aprendizagens com as Organizações de Economia Social em Portugal”.