Clara Soares: “A Enfermagem representa uma carreira profundamente humana.”

Pessoas em Destaque

Clara Soares é estudante do primeiro ano da licenciatura em Enfermagem na Escola de Enfermagem (Porto) da Universidade Católica Portuguesa e destaca a introdução, logo no primeiro ano, de estágios clínicos como uma mais-valia fundamental para o desenvolvimento: “Desde o primeiro ano, temos contacto com o contexto clínico real, o que nos permite crescer desde cedo como profissionais”. Para além do percurso académico exigente, divide o seu tempo com os treinos de Voleibol, modalidade que pratica há vários anos e que considera essencial para o seu equilíbrio físico e emocional.

 

Porquê estudar na Escola de Enfermagem (Porto) da Universidade Católica Portuguesa?

Escolhi a Escola de Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa porque se destacou pelo seu plano curricular, especialmente pela introdução precoce aos estágios. Desde o primeiro ano, temos contacto com o contexto clínico real, o que nos permite crescer desde cedo como futuros profissionais de saúde. Essa abordagem prática desde o início foi decisiva para a minha escolha. A formação da Universidade Católica dá-nos uma base sólida, tanto a nível técnico como humano, e isso transmite-me confiança para o futuro.

 

De que forma é que os períodos de estágio são importantes para o percurso académico?

Até ao momento, tive apenas o estágio correspondente ao primeiro ano, mas foi uma experiência enriquecedora e essencial para o meu desenvolvimento. Através desse contacto inicial, já pude perceber que a área médico-cirúrgica me interessa e que talvez até seja a área que vá explorar no futuro.

 

“(…) cuidar e ajudar o próximo.”

 

Porquê estudar Enfermagem?

Desde cedo soube que queria seguir a área da saúde e o meu objetivo inicial era entrar em Medicina. Com o tempo, percebi que a Enfermagem também representava uma carreira profundamente humana, com impacto direto na vida das pessoas, e comecei a ver nela uma oportunidade concreta de realizar aquilo que sempre me motivou: cuidar e ajudar o próximo.

 

“(…) a Católica tem um ambiente de aprendizagem seguro e motivador.”

 

É atleta na modalidade de Voleibol. Como é que faz a gestão entre os treinos e os estudos?

Como sou atleta e estudante há já algum tempo, aprendi a gerir os meus horários entre treinos e estudos e tudo o que isso implica. No entanto, a exigência académica do ensino superior é muito diferente do secundário, e essa adaptação foi um desafio. Ainda assim, com organização e resiliência, tenho conseguido manter o equilíbrio.

 

Qual a importância do desporto na sua vida?

O desporto tem sido, para mim, um ponto de equilíbrio e descanso. Além de ser uma paixão, é também uma forma de manter o foco, a disciplina e o bem-estar físico e mental.

 

“A Enfermagem é uma área exigente, mas muito recompensadora.”

 

Como é a relação entre estudantes e professores na Católica?

A relação entre estudantes e professores na Católica é muito próxima. Sinto que os docentes estão sempre disponíveis para nos apoiar e demonstram um cuidado genuíno pelo nosso bem-estar e sucesso académico. Isso cria um ambiente de aprendizagem mais seguro e motivador.

 

O que é que marca este seu primeiro ano de Licenciatura? O que é que aprendeu?

Mesmo em pouco tempo, já sinto que cresci bastante a nível pessoal. Aprendi a adaptar-me melhor às diferentes pessoas com quem trabalho e a criar uma espécie de filtro emocional que me ajuda a lidar com as exigências da profissão sem perder a empatia. Estou a desenvolver uma maior maturidade emocional e capacidade de resposta em situações desafiantes.

 

O que diria a um estudante que está a pensar candidatar-se ao curso de Enfermagem?

Diria que o tempo e a dedicação são essenciais e dessa forma todos os obstáculos e adaptações se tornam mais claros. A Enfermagem é uma área exigente, mas muito recompensadora.

 

pt
10-07-2025