Susana Costa e Silva: "A Inteligência Artificial fraca e a fraca Inteligência Artificial"

Business School
Susana Costa e Silva: "A Inteligência Artificial fraca e a fraca Inteligência Artificial"
Segunda-feira, 19 de Julho de 2021 in Jornal Económico Online (O)

Não deverá a IA ser reconhecida exatamente por aquilo que é: uma inteligência expressa em formas diferentes daquelas que estão normalmente associadas a um ser humano...? Nunca as empresas tiveram à sua disposição tanta e tão rica informação como agora.

De facto, a produção de conteúdos conheceu um boom sem precedentes e a informação disponível na net duplica a cada dois anos. Recolher todos estes dados, tratá-los e deles extrair informação fidedigna e relevante para o processo de tomada de decisão, é tarefa complicada para a qual empresas e indivíduos contam cada vez mais com sistemas inteligentes programados pelo homem. Nem todos os programas dão, porém, origem à chamada inteligência artificial (IA).

De facto, existe diferença entre um programa de computador sofisticado e a IA. Esta, com efeito, envolve o uso de um computador com um sistema associado; mas é necessário que demonstre capacidade de adaptação a novas situações para as quais não foi especificamente programado, procurando uma resposta próxima.

Se a reposta for muito afastada, então algo está a correr mal e temos uma "fraca" IA, o que é péssimo para as empresas, nomeadamente se o sistema é utilizado em interface com os clientes, o que é cada vez mais frequente, nas empresas de serviços, por exemplo. Mas uma fraca IA é diferente de uma IA fraca...

Vejamos então a diferença. Quando exposto a uma questão/problema, mesmo que o programa ofereça uma das várias respostas em stock com que foi previamente alimentado, temos aquilo a que os cientistas convencionaram chamar de "IA fraca" ou "estreita": ou seja, o sistema procura na sua base de dados a resposta mais próxima da que seria dada por um humano, de acordo com o protocolo padrão com que foi infundido, não manifestando "inteligência própria". Ou seja, é uma inteligência que de "fraca" até tem muito menos do que a anterior...!

No entanto, no aperfeiçoamento deste tipo de protocolo, o programador pode avaliar a resposta dada pela máquina, verificar se foi a mais adequada, e melhorar o procedimento, atualizando a base de respostas, até a solução proposta se tornar a mais parecida possível com a resposta que um humano daria, "de modo que o fraco se torne forte".

Ainda assim, a máquina não conseguirá entender e responder a uma questão que seja formulada de forma diferente da que foi antecipada no seu software. E é por isso que há quem insista em chamar-lhe fraca, reservando o termo forte para um cenário, para alguns, existente apenas em ficção.

pt