Raquel Campos Franco: “Generosos, nós Portugueses? Parece que não”

Business School
Raquel Campos Franco: “Generosos, nós Portugueses? Parece que não”
Domingo, 10 de Outubro de 2021 in Jornal Económico

O Inquérito ao Trabalho Voluntário foi realizado a primeira vez pelo INE em 2012. Nessa altura reportou que 1 milhão e 40 residentes em Portugal, com 15 anos ou mais, participou em pelo menos uma atividade formal e/ou informal de trabalho voluntário. 11,5% da população. Novos dados seriam divulgados seis anos depois: 695 mil pessoas – 7,8% da população residente – fizeram voluntariado em 2018.

Mas – alerta o INE – entre os dois inquéritos houve uma alteração na metodologia internacional de referência: passaram a excluir-se as atividades de voluntariado junto de pessoas com uma relação familiar. Portanto, não podemos tirar quaisquer conclusões sobre a evolução do voluntariado em Portugal entre esses anos.

Contudo, podemos analisar a posição de Portugal face a outros países, apesar das comparações internacionais não serem fáceis.  É o próprio INE a avançar em 2018 que Portugal está distante da média europeia, que se situa nos 19,3%. A este número podemos agarrar-nos. Entre os 7,8% nacionais e os 19,3% europeus é grande a margem para a progressão. O que podemos fazer?

pt