"Micro-heróis incompreendidos? Uma reflexão no Dia Internacional do Microrganismo"

Biotecnologia
"Micro-heróis incompreendidos? Uma reflexão no Dia Internacional do Microrganismo"
Sábado, 17 de Setembro de 2022 in Público online

Artigo de opinião de Joana Barbosa e de Joana Cristina Barbosa, investigadoras do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica no Porto.

Para falarmos de microrganismos, devemos recuar biliões de anos, uma vez que estes foram os primeiros organismos vivos a habitar o nosso planeta e a exercerem um papel muito importante no mundo que conhecemos hoje.

No rescaldo de uma pandemia que tanto nos ensinou, vivemos ainda com medo de um ser microscópico, que tem o poder de nos afetar tão profundamente. Torna-se difícil olhar com bons olhos para o mundo fascinante dos micróbios, quando estes são muitas vezes os vilões das histórias que ouvimos. Repetidamente surgem notícias negativas acerca destes seres invisíveis, como sendo a causa de doenças, de deterioração e contaminação de águas e alimentos que ingerimos.

Então, porque se celebra hoje o Dia Internacional do Microrganismo? Ora, porque, felizmente, os que causam todos estes problemas são uma minoria, sendo a maioria benéficos para os humanos. Mas já lá vamos…

pt