"A agressão russa e a "fake law""

"A agressão russa e a "fake law""
Sexta-feira, 25 de Fevereiro de 2022 in Jornal de Notícias

Azeredo Lopes, docente da Escola do Porto da faculdade de Direito da Universidade Católica.
Muitos não acreditaram, quase até ao fim (neles me incluo), que a Rússia pudesse lançar um ataque em larga escala contra a Ucrânia, pela especial irracionalidade da decisão, pelas consequências dramáticas que esta decisão vai importar para aquele país, para o seu povo e para a paz internacional.
Das declarações sucessivas de Vladimir Putin resulta que, afinal, a invasão da Ucrânia não existe. Trata-se, isso sim (como aliás reafirmou o representante russo no Conselho de Segurança), de uma "ação militar especial", para enfrentar a ameaça que a Ucrânia representa para a segurança russa (!), desnazificar o regime ucraniano (!) e, finalmente, ajudar, a título de legítima defesa coletiva, as "repúblicas" populares de Donetsk e Lugansk, reconhecidas há dias.