Arménio Rego: "O capitalismo precisa de roupa?"

Business School
Arménio Rego: "O capitalismo precisa de roupa?"
Segunda-feira, 18 de Janeiro de 2021 in Jornal Económico Online (O)

"O capitalismo está eticamente nu e será destruído se não mudar. As pessoas não vão tolerá-lo. E o que teremos no seu lugar será, provavelmente, a ascensão do populismo".

Assim se expressou Paul Collier, professor de Economia e Políticas Públicas na Universidade de Oxford, em entrevista ao "Expresso". Collier é coautor, com John Kay, de "Greed is dead". A densidade e a riqueza do livro não se compaginam com a extensão deste texto. Mas ajudam-me a discutir um ponto: para enroupar eticamente o capitalismo e promover a dignidade no trabalho em prol de uma sociedade mais justa, precisamos de repensar teorias e práticas de gestão, assentando-as na mutualidade e no sentido dos deveres.

Temos alicerçado a defesa do statu quo no argumento meritocrático - mas a igualdade de oportunidades, que faça jus a esse ideal, é uma miragem para multidões. O equilíbrio competição-colaboração tem dado lugar ao pendor excessivamente competitivo que abandona à sua sorte amplas franjas da população - sem condições para afirmarem o seu mérito. A discussão sobre o salário mínimo é elucidativa.

Muitos empresários e gestores reconhecem que o salário mínimo nacional é exíguo - mas remetem a resolução do problema para o aumento da produtividade. Pergunto-me porque não se usa o argumento justificativo das remunerações de executivos: subir salários para motivar pessoas e aumentar a produtividade.

Mostrar sensibilidade social, sem adotar ações corretivas concretas, é "bonito" e ajuda a alimentar narrativas de responsabilidade social. Mas não resolve um problema humano grave, avolumado pela pandemia: a indignidade da vida de quem tem que se sustentar com salários minimalistas.

A Amazon, que se atribuiu a missão patriótica de abastecer a população norte-americana com produtos essenciais, é a mesma que paga salários miseráveis a milhares de trabalhadores e despediu empregados por mostrarem medo de exposição ao vírus - ao mesmo tempo que enriquecia significativamente.