"À atenção do sr. ministro do Ambiente e Acção Climática"

Business School
"À atenção do sr. ministro do Ambiente e Acção Climática"
Quarta-feira, 6 de Abril de 2022 in Público online

Américo Carvalho Mendes, docente da Católica Porto Business School.
Tal como existe uma medida de financiamento público de parte dos custos de funcionamento das IPSS para que possam produzir um bem público essencial que é a coesão social, também as Organizações de Produtores Florestais precisam de uma medida do género para produzirem o bem público "associativismo dos produtores florestais privados".
Sr. ministro, faça a reforma da floresta que está por fazer: institua uma medida de financiamento público de parte dos custos de funcionamento das Organizações de Produtores Florestais (OPF). Tal como existe, e bem, uma medida de financiamento público de parte dos custos de funcionamento das IPSS para que, assim, possam produzir um bem público essencial que é a coesão social, também as OPF precisam de uma medida desse género para produzirem o bem público que é o objecto da sua missão, a saber: o associativismo dos produtores florestais privados. Este bem público está a montante doutros de que agora se começa a falar, e bem, que são os serviços não mercantis dos ecossistemas florestais, mas uns e outros são diferentes.