"A Autenticidade dos Valores das Marcas e o Futuro Sustentável do Marketing"

Business School
"A Autenticidade dos Valores das Marcas e o Futuro Sustentável do Marketing"
Quarta-feira, 10 de Janeiro de 2024 in MarKeteer Online

Artigo de opinião por Susana Costa e Silva, docente na Católica Porto Business School e directora do Mestrado em Gestão.
O papel das marcas na promoção da sustentabilidade e o modo como os seus valores impactam as decisões dos consumidores são questões que vêm conhecendo uma importância acrescida para as empresas. Reconhece-se cada vez mais que os seus valores sociais, económicos e ambientais estão a receber uma atenção especial, não apenas pelos seus clientes, mas por outros players relevantes, como os trabalhadores, os distribuidores, os accionistas, a media, e a sociedade civil, de uma forma geral. Mas, viver os valores que defendem pode ser um grande desafio para as empresas. O prémio, pode, no entanto, ser crucial para a credibilidade da marca e fazer a diferença no “momento da verdade”. Algumas empresas tomaram por isso a decisão de alinhar as suas operações com seus valores declarados, implementando práticas sustentáveis nas suas cadeias de fornecimento, reduzindo a sua pegada de carbono, apoiando causas sociais ou adotando práticas comerciais éticas. Outras, viram-se na necessidade de o fazer por imposição dos organismos que, tutelando a sua actividade, assim o exigem.