"Da burocracia ao empreendedorismo"

Business School
"Da burocracia ao empreendedorismo"
Segunda-feira, 23 de Outubro de 2023 in Jornal Económico online

Artigo de opinião por Leonor Sopas, docente da Católica Porto Business School. 
Aqui se evocam exemplos que mostram que a mudança organizacional, eliminando a burocracia, é possível, oferecendo matéria para reflexão a organizações do setor privado e público. 
A revolução digital, que inclui a automação de tarefas e as oportunidades proporcionadas pela aplicação da ciência de dados e inteligência artificial, não conseguiu eliminar a complexidade burocrática que floresce em muitas organizações, tanto do setor privado como do público, em Portugal e em Bruxelas. Refiro-me à burocracia que não cria valor.
A lei de Parkinson, formulada em 1955, explica o crescimento deste tipo de burocracia nas organizações. A essência da explicação parte da observação de que, de forma natural, as pessoas tendem a expandir as suas tarefas para ocupar todo o tempo disponível, o que, por sua vez, gera a necessidade de contratar subordinados. Esses subordinados, ao adotar uma abordagem semelhante, acabam trabalhando uns para os outros, ampliando a complexidade burocrática. Os níveis hierárquicos multiplicam-se enquanto o estatuto de um gestor aumenta com o número de colaboradores que supervisiona.

pt