"Capacitar a moda portuguesa para crescer"

Business School
"Capacitar a moda portuguesa para crescer"
Sexta-feira, 11 de Março de 2022 in Dinheiro Vivo Online

Nuno Malheiro, codiretor da Pós-Graduação em Fashion Management da Católica Porto Business School.
Temos, em Portugal, um conjunto irrefutável de talentos na área da moda que carregam consigo a nossa bandeira em eventos internacionais, tais como as semanas de moda de Milão, Paris ou Londres e abrilhantam as semanas de moda nacionais. Cativam uma audiência interna crescente e de interesse transnacional, que se materializa em parcerias históricas como a que recentemente a ANJE (Associação Nacional de Jovens Empresários), como entidade responsável pelo Portugal Fashion, celebrou com o Afreximbank para a promoção cruzada das Indústrias de têxtil e vestuário Africanas e Portuguesa.
Somos referência Mundial no que toca à Indústria Têxtil e exemplo no que se refere a práticas de sustentabilidade, certificação, inovação e "know-how" beneficiando de um Cluster Têxtil, bastante concentrado no Norte de Portugal. Conseguimos garantir a marcas de todo o Mundo o acesso a uma cadeia de valor completa num raio de pouco mais de 50km que lhes proporciona a melhor qualidade disponível, com preços competitivos e uma experiência de compra com condições excecionais, enquanto reduzem a pegada de carbono pela proximidade entre as várias partes envolvidas e menor risco de exposição a condições logísticas e condicionantes geopolíticas. Numa altura em que os dados mais recentes indicam um aumento das exportações desta Indústria, em especial para mercados como o americano, vemos reforçada esta mais-valia da concentração da Indústria e a promoção de sinergias entre os vários intervenientes que promovam Portugal como o destino perfeito para que a nova tendência de "Nearshoring" se concretize com sucesso.