"As carteiras Hermés e as novas influencers do luxo em segunda-mão"

Business School
"As carteiras Hermés e as novas influencers do luxo em segunda-mão"
Terça-feira, 9 de Agosto de 2022 in Público online

Artigo de opinião por Susana Costa e Silva, docente da Católica Porto Business School da Universidade Católica.
O facto de se estar a complexificar e dos influenciadores estarem a chegar de áreas de onde menos se esperaria... Alguns dos quais até, anonimamente, intermediados por outros, dando origem assim a uma constelação de influenciadores capazes de gerar valor para todos os envolvidos.
Há cerca de 15 ou 16 anos, tive uma aluna que tinha um blogue sobre moda e que começou a receber pedidos para falar sobre determinados produtos nos textos que escrevia, quando começou a ter um público regular e assíduo. Quanto mais se especializava em outfits e modelos que preconizavam o seu estilo sofisticado, mais pedidos recebia, e que muitas vezes combinavam menções à marca, com fotos dos produtos. A certa altura, contactou-me, satisfeita com o alcance dos seus textos, mas incapaz de os transformar em “ganha-pão”. Queixava-se que tinha a despensa atulhada de papel higiénico e de pacotes de massa, assim como uns quantos boiões de creme para o rosto, mas o que ela queria mesmo era que as marcas percebessem que a informação que passava ao seu grupo de seguidores os influenciava a comprar e que isso tinha um preço. Eram os primeiros passos do marketing de influência em Portugal, atividade de que se começaria a ouvir falar com mais frequência, e de forma já totalmente monetizada, pouco tempo depois.